Skip to main content

detalhe

Fotografia

|a imagem contextualizada| DERRAMA

Matheus de Sousa, finalista da Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais é o artista convidado desta edição.

10 out - 17 nov 2023
10:00 - 18:00
Entrada livre

«Nasci na antiga terra aurífera brasileira. As minas eram gerais o suficiente para me fazer crescer ouvindo sobre como tudo tinha começado em torno de um longínquo ouro. Metal precioso que era extraído e enviado para a também longínqua Portugal. “Devolvam nosso ouro!” — bradam os brasileiros ainda hoje.
Mas que ouro é este?
Ao aterrizar na antiga capital do Império Português, procurei-o. Entre caminhos, comecei a colecionar buracos, frestas, rachaduras... Feridas e lesões que apareciam em tijolos expostos. Golpes do tempo no cimento das construções.
Em cada fissura, percebi que ainda derrama ouro. E no reflexo deste brilho dourado, vi minha imagem refletida. Através de cada sulco, consegui ver as antigas estradas e mapas, enxerguei os caminhos para o hoje. Em cada trauma arquitetónico, estava a relação entre Brasil e Portugal, entre colônia e colonizador.
Que alívio – e que dolorido – finalmente se entender! Agora, preencho lacunas com ouro. Faço mineração do meu jeito.»

Matheus de Sousa


Matheus de Sousa nasceu em Belo Horizonte, em 1995. Licenciatura em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Finalista da Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Estudou durante um ano na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa através do programa de Intercâmbio para Estudos. Investiga e pesquisa sobre a formação histórica entre Brasil e Portugal, sobretudo no período de exploração de metais preciosos ocorridos entre os séculos XVI e XVII, e seus desdobramentos políticos e culturais.


Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Rua da Palma, 246
1100-394 LISBOA

Segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00
Encerra aos sábados, domingos e feriados.


Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Rua da Palma, 246
1100-394 LISBOA

Segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00
Encerra aos sábados, domingos e feriados.

ver mais
ver menos
|a imagem contextualizada| DERRAMA-1