Skip to main content

detalhe

Arquivo
Cidadania
Fotografia

A imagem contextualizada - Paulo Malafaya, Puto Anjo

O artista mescla habilmente a qualidade espontânea do polaroid amador com o polido sofisticado da encenação teatral.

06 dez 2022 - 31 jan 2023
10:00 - 18:00
Entrada livre

"Vou dando cara aos meus anjos e catalogando o seu mundo de asas e tranças.
E, assim, vão-se criando mitologias."

Paulo Malafaya, finalista da Licenciatura em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é o convidado da edição de 2022 de | a imagem contexualizada |, com o projeto Puto Anjo.

O início desta mostra fica marcado por uma conversa entre Katherine Sirois e o autor, a ter lugar na sala de leitura do Arquivo Fotográfico às 18h00.

O artista mescla habilmente a qualidade espontânea do polaroid amador com o polido sofisticado da encenação teatral. Através dos arranjos de guarda-fatos e de cosmética, mudando constantemente de estado e de aparência perante as lentes observadoras, Malafaya traça a ambivalência e a artificialidade das oposições binárias entre o feminino e o masculino, corpo e mente, ficção e realidade, arte e vida. Assumindo e destacando expressões de género —ora de feminidade, ora de androginia— o trabalho…

O artista mescla habilmente a qualidade espontânea do polaroid amador com o polido sofisticado da encenação teatral. Através dos arranjos de guarda-fatos e de cosmética, mudando constantemente de estado e de aparência perante as lentes observadoras, Malafaya traça a ambivalência e a artificialidade das oposições binárias entre o feminino e o masculino, corpo e mente, ficção e realidade, arte e vida. Assumindo e destacando expressões de género —ora de feminidade, ora de androginia— o trabalho do artista fala-nos de auto-conhecimento e de aceitação, mas também de liberdade. Ora exprimindo a liberdade de usar a sua própria corporeidade para encarnar arte conceptual, para escapar de si, ou, até, para expor a multiplicidade inata de cada um, tanto na sua profundidade como na sua vacuidade, o compromisso de Malafaya com o fenómeno da metamorfose e da mutação parcial de estados contribui para o panorama geral da existência humana e para a catalogação da sua miríade de possibilidades efémeras e no entanto tangíveis.  

| a imagem contextualizada | é um projeto de dinamização da sala de leitura do Arquivo Fotográfico, promovendo-a como lugar de exposição e debate.
Convidam-se jovens estudantes de artes para expor pela primeira vez, e críticos de arte para um “à conversa com…”. 

Em 2022 o projeto celebra quinze anos de existência, assinalados com a publicação de um livro que apresenta um breve resumo das edições que passaram pelo Arquivo Fotográfico desde 2007.

ver mais
ver menos
A imagem contextualizada - Paulo Malafaya, Puto Anjo-1