detalhe
Jorge Marçal da Silva - A Dimensão Imersiva - Adiada por tempo indeterminado
Exposição de fotografia
Jorge Marçal da Silva (1878-1929), cirurgião e fotógrafo amador, registou a sua primeira fotografia a 12 de agosto de 1906, um retrato de família numa tarde de domingo no jardim da sua casa em Lisboa.
Chegaram até nós mais de quatro mil imagens em gelatina e prata em vidro, captando diversas situações e lugares que demonstram o seu gosto pessoal e as “tendências fotográficas” da época como a família e amigos, o património imaterial, edificado e natural, bem como passeios e viagens, maioritariamente no formato estereoscópico Verascope praticado no período compreendido entre 1906 e 1927.
A exposição, destaca a sua produção fotográfica na vertente da estereoscopia, proporcionando o visionamento destas imagens através de dispositivos históricos e atuais, incluindo ainda a apresentação de provas de época, de livros de registo das suas fotografias e de outros objetos pessoais.
O projeto tem curadoria de Sofia Castro e Vitor Gens do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico e consultoria de Victor Flores.