Skip to main content

new docs

Topografias imaginárias: Lisboa, cidade do Sul

4.º ciclo de visionamentos comentados

Este programa especial do ciclo de visionamentos comentados 'Topografias Imaginárias', integrou a programação da iniciativa Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017, sob o lema "Lisboa, cidade do Sul", e decorreu entre 1 e 10 de setembro de 2017. Nesta edição, cada sessão culminou numa projeção de cinema ao ar livre onde cada filme, associado a cada lugar, pretendia criar um novo espaço, simultaneamente real e imaginário.

Num percurso com seis paragens, procurou-se descobrir um arquipélago de lugares desconhecidos, nas traseiras ou nos bastidores do fluxo quotidiano da cidade e na fronteira com as outras cidades que rodeiam Lisboa, e assistir à sua inesperada transformação pelo cinema. 

Longe do olhar da cidade, estes lugares foram, por momentos, o seu centro: em cada um deles decorreu uma sessão de cinema ao ar livre, e cada um deles foi simultaneamente descoberto e transformado pelo filme aí projetado. Os filmes, esses, de épocas e latitudes muito diferentes, são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa que, em contacto com os espaços de projeção, criando uma outra cidade que só poderia existir através do cinema. Lisboa, cidade do Sul foi assim uma viagem de exploração, uma redescoberta (também imaginária) da cidade e muito particularmente de Lisboa enquanto lugar do Sul.

Guiados pelos realizadores dos filmes, nomeadamente José Filipe Costa, Salomé Lamas e Dominga Sottomayor, entre outros, mas também por investigadores, críticos ou historiadores (como Eduardo Victorio Morettin, Tiago Baptista, Olivier Hadouchi, Maria do Carmo Piçarra, Anabela Moutinho, Raquel Henriques da Silva, António Preto, Luísa Veloso, Ana Alcântara, António Roma Torres, Álvaro Domingues, Teresa Castro ou André Cepeda, entre outros), foram vistos e revistos excertos dos filmes projetados, percebendo assim que o olhar é um agente transformador.

Arquitetura III

2 MAIO

CORTE DE CABELO, Joaquim Sapinho (1995), 94'
comentado por Joaquim Sapinho (cineasta), Francisco Ferreira (arquiteto) e Nélio Conceição (doutorado em Filosofia - Estética, investigador)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
Bande à part, Jean-Luc Godard, 1964, 92’
Nuvem, Ana Luísa Guimarães, 1991, 90’
Nick's Movie [Um Acto de Amor] / Lightning Over Water, Wim Wenders, 1980, 85'

9 MAIO

MAL, Alberto Seixas Santos (1999), 82'
comentado por Jorge Silva Melo (cineasta, encenador), Francisco Frazão (programador de teatro, investigador) e Susana Ventura (arquiteta, investigadora)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
Um adeus português, João Botelho, 1985, 85’
O Cerco, António da Cunha Telles, 1970, 120’
Mal, Alberto Seixas Santos, 1999, 82’

16 MAIO

O FANTASMA, João Pedro Rodrigues (2000), 90'
comentado por Rui Poças (diretor de fotografia), Patrícia Santos Pedrosa (arquiteta) e Ana David (programadora de cinema)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
He Liu [O Rio], Tsai Ming-Liang, 1997, 115’
Doc’s Kingdom, Robert Kramer, 1987, 92’
Odete, João Pedro Rodrigues, 2005, 97

23 MAIO

OS MUTANTES, Teresa Villaverde (1998), 114'
comentado por Filipa Reis e João Miller Guerra (cineastas), Sofia Pinto Basto (arquiteta) e Susana Nascimento Duarte (doutorada em Comunicação - Cinema, professora na ESAD)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
A Idade Maior, Teresa Villaverde, 1990, 115'
O Sangue, Pedro Costa, 1989, 95’
Li Ké Terra, Filipa Reis, João Miller Guerra, Nuno Baptista, 2010, 65'

30 MAIO

XAVIER, Manuel Mozos (1991-2002), 100'
comentado por Filipa Reis e João Miller Guerra (cineastas), José Maria Assis (arquiteto) e Susana Nascimento Duarte (doutorada em Comunicação - Cinema, professora na ESAD)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
Lisboa no Cinema - um ponto de vista, Manuel Mozos, 1996, 107’
Tarde Demais, José Nascimento, 1999, 92’
Entrecampos, João Rosas, 2012, 12’

Ana David (programadora de cinema)

Filipa Reis (cineasta)

Francisco Ferreira (arquiteto)

João Miller Guerra (cineasta)

Joaquim Sapinho (cineasta)

José Maria Assis (arquiteto)

Nélio Conceição (doutorado em Filosofia - Estética, investigador)

Patrícia Santos Pedrosa (arquiteta)

Rui Poças (diretor de fotografia)

Sofia Pinto Basto (arquiteta)

Susana Nascimento Duarte (doutorada em Comunicação - Cinema, professora na ESAD)

Coordenação do projeto: Inês Sapeta Dias

Co-programação: Inês Sapeta Dias (Arquivo Municipal de Lisboa / Videoteca) e Alexandra Areia e Inês Monteiro (Arquiteturas Film Festival)

Design: Joana Pinheiro

Imagem: Fátima Rocha

Comunicação: Pedro Cordeiro e Susana Santareno