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Quem Somos

Quem somos

O Arquivo Municipal de Lisboa detém um acervo documental de extrema relevância e importância para o estudo e compreensão da cidade e do país.

O Arquivo Municipal de Lisboa encontra-se sobre a gestão da Divisão de Arquivo Municipal, serviço que está organicamente integrado no Departamento de Património Cultural, da Direção Municipal de Cultura, no Pelouro de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Possui aproximadamente 37 500 metros lineares de documentação relativa à memória da cidade, em diversos suportes e tipologias documentais (gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica), encontrando-se instalado em três espaços localizados em diferentes zonas da cidade (Campolide, rua da Palma e largo do Calvário).

Presta internamente serviços técnicos especializados nas áreas de gestão da documentação e da informação, acompanhando o ciclo de vida dos documentos municipais, desde a produção, passando pela organização, descrição, avaliação, conservação e, por fim, a sua divulgação.

Organismo de excelência na promoção e implementação de boas práticas de gestão documental integrada, que ambiciona ser uma referência para organismos da mesma natureza.

O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Enquanto entidade detentora, o arquivo possui um acervo documental constituído por documentação de proveniência interna e externa. 

A nível interno, ingressa documentação produzida pelos serviços municipais e por entidades relacionadas e integradas na autarquia de Lisboa, ocorrendo de acordo com os requisitos definidos, por meio de transferências periódicas e de remessas ocasionais, no seguimento de avaliação de documentação acumulada.

A nível externo, o arquivo possui uma política de aquisição de acervos documentais privados, considerados relevantes para o município, pela pertinência do seu conteúdo ou pela importância da respetiva entidade produtora, na sociedade local e nacional. 

A aquisição deste tipo de documentação obedece igualmente a um conjunto de critérios e de procedimentos, nomeadamente: avaliação do interesse da documentação; análise do seu estado de conservação; negociação e proposta de aquisição e a celebração de um contrato ou protocolo de aquisição, de acordo com os critérios previstos / definidos.

A Divisão de Arquivo Municipal está integrada no Departamento de Património Cultural, da Direção Municipal de Cultura - competências publicadas em Diário da República n.º 169/2018, Série II de 03 de setembro 2018 | Artigo 62.º e 63.º .

No exercício da sua atividade, compete à Divisão de Arquivo Municipal:

  • Promover a execução da política arquivística do Município;
  • Salvaguardar e valorizar o património arquivístico municipal, enquanto fundamento da memória coletiva e individual, fator da identidade do Município, bem como fonte de investigação científica, contribuindo para a eficácia e eficiência na sua acessibilidade;
  • Gerir infraestruturas e mecanismos que permitam a custódia, o depósito, o armazenamento, a preservação e a gestão da documentação que integre o acervo documental do Arquivo Municipal de Lisboa, de acordo com as regras, orientações e normas nacionais e internacionais, com o objetivo de acrescentar valor à informação;
  • Elaborar e propor planos de preservação e conservação do património arquivístico municipal;
  • Conceber, desenvolver, manter e inovar de forma normalizada os instrumentos técnicos que sustentam a política arquivística do Município;
  • Promover a divulgação e disseminação da informação, em ações de estudo e investigação, resultante do tratamento documental do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa;
  • Elaborar o Regulamento do Arquivo Municipal bem como suprir as suas omissões;
  • Assegurar as incorporações em Arquivo Municipal dos arquivos dos serviços municipais, só dos documentos de conservação definitiva e com prazos de conservação superiores a 10 anos;
  • Promover todas as diligências junto dos serviços municipais para que estes respeitem regras uniformes de organização nos seus arquivos de modo a que sejam convenientemente conservados e tratados arquivisticamente, prestando apoio técnico;
  • Promover a aquisição de espécies e coleções de interesse documental para o Arquivo Municipal;
  • Recolher documentos produzidos por instituições extintas, cujas funções a Câmara Municipal de Lisboa tenha assumido, ou que tenham sido colocados à sua guarda;
  • Promoverrelações de parceria com entidades internas e externas na área da gestão da informação;
  • Promoverboas práticas de gestão documental integrada.

Dando cumprimento às competências que lhe estão atribuídas, o Arquivo Municipal dispõe de um conjunto de serviços que permitem, por um lado, o acesso facilitado à documentação à sua guarda, e por outro, a partilha de informação com os diversos públicos, desde particulares a investigadores, alunos ou outras entidades públicas ou privadas, tal como previsto na Declaração Universal sobre os Arquivos, aprovada na assembleia geral do Conselho Internacional de Arquivos realizada em 17 de setembro de 2010, durante a 42ª CITRA, em Oslo. Aprovada na 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO.

Arquivos registram decisões, ações e memórias. Arquivos são um património [patrimônio] único e insubstituível transmitido de uma geração a outra. Documentos de arquivo são geridos desde a criação para preservar seu valor e significado. Arquivos são fontes confiáveis de informação para ações administrativas responsáveis e transparentes. Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva. O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida.

Tradução para o português acordada entre o Arquivo Nacional (Brasil) e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Portugal)

O  logótipo do Arquivo Municipal de Lisboa é utilizado a nível interno e externo, não só nos materiais gráficos próprios, mas também nas iniciativas apoiadas e / ou desenvolvidas em parceria. Pode ser utilizado na versão geral ou para identificação dos seus equipamentos (fotográfico e videoteca).
Os ficheiros podem ser descarregados nesta página em formato 'ai', através do ficheiro zip respetivo:

Arquivo Municipal de Lisboa  |  Arquivo Fotográfico  |  Videoteca

Os logótipos do Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico / Videoteca têm de ser antecedidos pela identidade gráfica da Câmara Municipal de Lisboa, disponível no  portal lisboa.pt

O Manual de Normas que disponibilizamos, estabelece as regras básicas de utilização da nossa identidade gráfica nas situações mais comuns. Caso tenha alguma dúvida ou necessite dos ficheiros noutros formatos / versões contacte-nos através do email arquivomunicipal@cm-lisboa.pt.