Biblioteca
Biblioteca
A biblioteca do Arquivo Municipal de Lisboa tem como principal função prestar apoio bibliográfico aos leitores que consultam este Arquivo e que procuram informação relacionada com o seu acervo e com a história e a memória da cidade.
Pretende-se que seja um espaço vivo, em termos culturais e científicos, aberto à comunidade científica e a todos os que se interessam pela cidade.
A nossa biblioteca inclui um espólio diversificado que passa pela história da cidade, arquitetura, história de Portugal, fotografia, cinema, biografias, roteiros, dicionários enciclopédicos entre outros.
Nos diversos equipamentos é possível consultar monografias, publicações periódicas e uma coleção de material não-livro constituída por cartazes, postais, desdobráveis, convites, entre outros.
O agendamento da marcação deve ser efectuado através do e-mail arquivomunicipal@cm-lisboa.pt.
A particularidade e relevância temática do espólio disponível, torna a nossa biblioteca uma fonte importante para a investigação e pesquisa no âmbito da cidade de Lisboa.
O seu leque diversificado de recursos de informação está disponível sob diversas formas de suporte: papel ou digital.
Além de poderem ser consultados presencialmente, os nossos livros e coleções podem também ser pesquisados on-line e ser agendada a sua consulta presencial. O serviço de biblioteca está disponível nas salas de leitura existentes nos vários equipamentos do Arquivo.
Os pedidos podem ser feitos presencialmente ou por e-mail, permitindo o acesso a documentação em acesso livre, pesquisas bibliográficas, pesquisas temáticas e possibilidade de reserva quando os documentos estão indisponíveis para consulta.
Os leitores podem também solicitar a reprodução de artigos e partes de publicações (cópia não integral) estando sujeitos à Tabela de Preços e Outras Receitas Municipais.
Nas instalações do Arquivo Geral e Histórico estão disponíveis cerca de 14.500 monografias, 200 publicações periódicas e documentação temáticas como a história e administração da cidade de Lisboa, arquitetura e urbanismo, arte, toponímia, espólio de Eduardo Portugal (exemplares antigos e únicos sobre a cidade de Lisboa), espólio de Artur Pastor, fundo de reservados, onde se encontram integrados, entre outros, as atas das Sessões de Câmara (1860-1982), sinopses (1834-1852), anais do Município (1856-1859) e editais (1754-1989).
Em termos de material não livro é possível consultar o espólio do jornalista José Neves Águas, uma coleção de cartazes políticos, coleção de cartazes resultante do depósito legal, coleção do Almoxarifado da década de trinta, coleção de cartazes da ONU, coleção de flyers, marcadores e postais publicados pela Câmara Municipal de Lisboa.
A biblioteca do Arquivo Fotográfico reúne um fundo documental especializado em fotografia, nomeadamente 3.584 monografias, entre as quais, 265 títulos (alguns com vários volumes) nacionais e estrangeiros, 290 publicações periódicas, sendo o seu maior número, referente ao espólio de Mário Nogueira.
Nesta biblioteca estão disponíveis livros referentes ao espólio de Eduardo Portugal, Fundo Antigo, espólios de Mário Nogueira e de Júlio Marques, fotografias de autor, coleções (locais, datas, etc.), catálogos coletivos (Países, acontecimentos marcantes, exposições, etc.), fotografia (tipos de camaras utilizadas), fotobiografias, técnicas de fotografia , história da fotografia (1838 a 2015), biografias, ciências da Informação, Lisboa (administração local, arte, história local, património local, roteiros, sociedade, cultura & civilização, toponímia), História Portugal (cultura, expansão, contemporânea, regional), património exposições e livros de referência: dicionários enciclopédias.