Skip to main content

Atividades e Difusão

Atividades e Difusão

Tendo como objectivo a promoção, divulgação e disseminação da informação e da documentação à nossa guarda, o Arquivo Municipal de Lisboa dispõe de um serviço educativo que promove e dinamiza ações educativas adaptadas a diferentes públicos.
As atividades podem ser realizadas nas instalações do Arquivo ou 'fora de portas'.

Para além de uma oferta educativa específica, são promovidas diversas iniciativas que colaboram na divulgação do trabalho de investigação e tratamento documental realizado e que podem assumir o formato de exposição, visita guiada, conferência, encontro, edição, documentário, entre outros.

Mensalmente damos destaque a um documento do acervo, facultando pistas que ajudam a conhecer a diversidade da documentação à nossa guarda.

Vários e de diferentes naturezas são os projetos a decorrer que contribuem de forma decisiva para explorar temáticas e documentação que concorrem para a salvaguarda e valorização do património arquivístivo municipal e para a preservação da 'memória viva da cidade'.
São exemplos marcantes a 'Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares' e a revista científica digital 'Cadernos do Arquivo Municipal'.

Atividades para as escolas

Oferta educativa disponível
Pesquisável por nível de ensino ou por área temática

Público em geral

Acesso à agenda de eventos
Pesquisável por área temática, público-alvo ou data

Documento do mês

Fundo Conde de Thomar 

António Costa Cabral, 4.º Conde de Tomar

O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico pretende divulgar espólios diferenciados e disponibilizar informação sobre distintas formas de fotografar a cidade. Neste contexto, destacamos o Fundo Conde de Thomar.

O espólio esteve em posse da família até 14 de fevereiro de 2018, data em que foi celebrado o contrato de doação entre Bartolomeu Albuquerque da Costa Cabral, filho do autor e representante legal dos herdeiros, e o Município de Lisboa.

No documento do mês aqui disponibilizado, podemos vislumbrar a cidade através de um pormenor do pequeno suporte de madeira com plantas, colocado na parede exterior de um prédio, numa composição de sombras e luz, apresentado sob o olhar da herança pictorialista1, do princípio do século XX, e convergindo numa proposta salonista, através de uma prova fotográfica 30x40 cm, gelatina e prata num tom amarelado, ao gosto da época, com o título Ombres et Lumière, assinada Comte de Thomar2 para estar representado no Fotokluba Zagreb (outubro de 1953) e Fotokluba Beograd (dezembro de 1953)3.

 
Ler documento completo