Atividades e Difusão
Atividades e Difusão
Tendo como objectivo a promoção, divulgação e disseminação da informação e da documentação à nossa guarda, o Arquivo Municipal de Lisboa dispõe de um serviço educativo que promove e dinamiza ações educativas adaptadas a diferentes públicos.
As atividades podem ser realizadas nas instalações do Arquivo ou 'fora de portas'.
Para além de uma oferta educativa específica, são promovidas diversas iniciativas que colaboram na divulgação do trabalho de investigação e tratamento documental realizado e que podem assumir o formato de exposição, visita guiada, conferência, encontro, edição, documentário, entre outros.
Mensalmente damos destaque a um documento do acervo, facultando pistas que ajudam a conhecer a diversidade da documentação à nossa guarda.
Vários e de diferentes naturezas são os projetos a decorrer que contribuem de forma decisiva para explorar temáticas e documentação que concorrem para a salvaguarda e valorização do património arquivístivo municipal e para a preservação da 'memória viva da cidade'.
São exemplos marcantes a 'Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares' e a revista científica digital 'Cadernos do Arquivo Municipal'.
Atividades para as escolas
Oferta educativa disponível
Pesquisável por nível de ensino ou por área temática
Público em geral
Acesso à agenda de eventos
Pesquisável por área temática, público-alvo ou data
Documento do mês
Exposição Homenagem a Natália Correia
Voz de Natália para dizer Basta!
Exposição Homenagem a Natália Correia, foi produzido pela Videoteca Municipal de Lisboa, em 1993, ano da morte da poeta (como preferia que a chamassem) e dramaturga, de quem se comemora este ano o centenário de nascimento e as três décadas do seu falecimento inesperado. Diversas edições literárias em antologias e biografias, e edições musicais em concertos e fonográficas, mas também académicas, em colóquios e iniciativas escolares, celebram agora a sua vida e obra, dando voz aos seus poemas, e rememorando a resistência antifascista e libertária que assumiu publicamente desde 1945, então com 22 anos, ao integrar as listas da criação do Movimento da Unidade Democrática (MUD), movimento que se assumiu como opositor ao regime.(...)
Ler documento completo