Skip to main content

Atividades e Difusão

Atividades e Difusão

Tendo como objectivo a promoção, divulgação e disseminação da informação e da documentação à nossa guarda, o Arquivo Municipal de Lisboa dispõe de um serviço educativo que promove e dinamiza ações educativas adaptadas a diferentes públicos.
As atividades podem ser realizadas nas instalações do Arquivo ou 'fora de portas'.

Para além de uma oferta educativa específica, são promovidas diversas iniciativas que colaboram na divulgação do trabalho de investigação e tratamento documental realizado e que podem assumir o formato de exposição, visita guiada, conferência, encontro, edição, documentário, entre outros.

Mensalmente damos destaque a um documento do acervo, facultando pistas que ajudam a conhecer a diversidade da documentação à nossa guarda.

Vários e de diferentes naturezas são os projetos a decorrer que contribuem de forma decisiva para explorar temáticas e documentação que concorrem para a salvaguarda e valorização do património arquivístivo municipal e para a preservação da 'memória viva da cidade'.
São exemplos marcantes a 'Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares' e a revista científica digital 'Cadernos do Arquivo Municipal'.

Atividades para as escolas

Oferta educativa disponível
Pesquisável por nível de ensino ou por área temática

Público em geral

Acesso à agenda de eventos
Pesquisável por área temática, público-alvo ou data

Documento do mês

A Igreja de São Vicente de Fora
Nos 850 anos da chegada das relíquias do Santo a Lisboa

A fotografia da fachada da igreja de São Vicente de Fora que escolhemos para documento deste mês pertence à coleção Eduardo Alexandre Cunha, tem as dimensões de 18x24 cm, sendo o seu suporte um negativo de gelatina e prata em vidro.

Eduardo Alexandre Cunha nasceu na década de 1870 e faleceu em 1959 (PINHEIRO, 2021). Casou em 1933 com Adelaide da Piedade Carvalho Félix, de quem se divorciou em 1938. Foi fotógrafo e colecionador de fotografia, tendo vendido parte da sua coleção à Câmara Municipal de Lisboa em duas fases distintas, a primeira em 1949 e uma segunda em 1950. Esta coleção é constituída por mais de 2500  documentos fotográficos de variados temas, como jardins, monumentos e edifícios da cidade de Lisboa, mas também festejos populares, peças de teatro, comícios ou manifestações, para além de um vasto conjunto de retratos de grupo e individuais. (...)
 
Ler documento completo