Skip to main content

Atividades e Difusão

Atividades e Difusão

Tendo como objectivo a promoção, divulgação e disseminação da informação e da documentação à nossa guarda, o Arquivo Municipal de Lisboa dispõe de um serviço educativo que promove e dinamiza ações educativas adaptadas a diferentes públicos.
As atividades podem ser realizadas nas instalações do Arquivo ou 'fora de portas'.

Para além de uma oferta educativa específica, são promovidas diversas iniciativas que colaboram na divulgação do trabalho de investigação e tratamento documental realizado e que podem assumir o formato de exposição, visita guiada, conferência, encontro, edição, documentário, entre outros.

Mensalmente damos destaque a um documento do acervo, facultando pistas que ajudam a conhecer a diversidade da documentação à nossa guarda.

Vários e de diferentes naturezas são os projetos a decorrer que contribuem de forma decisiva para explorar temáticas e documentação que concorrem para a salvaguarda e valorização do património arquivístivo municipal e para a preservação da 'memória viva da cidade'.
São exemplos marcantes a 'Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares' e a revista científica digital 'Cadernos do Arquivo Municipal'.

Atividades para as escolas

Oferta educativa disponível
Pesquisável por nível de ensino ou por área temática

Público em geral

Acesso à agenda de eventos
Pesquisável por área temática, público-alvo ou data

Documento do mês

Crime de lesa-majestade

"Barbara e sacrilegamente offendidos todos os principios” (1758)

Este mês evocamos um documento da Chancelaria Régia integrado no Livro 11.º de consultas e decretos de D. José I (1749-1759), que evidencia ditames de excecionalidade nas práticas diárias do expediente do Senado da Câmara de Lisboa, tanto pela singularidade da matéria que o enforma, como pela configuração dos registos de teor relacionado que, no imediato, foram produzidos e acumulados no âmbito das competências da administração camarária. 

Trata-se do assento da cópia rubricada e autenticada de um decreto de D. José I, promulgado a 9 de dezembro de 1758 que, na sequência da tentativa de regicídio de 3 de setembro desse ano, determinava medidas para a captura dos que haviam intentado no crime de lesa-majestade, e promulgava um conjunto de determinações extraordinárias de forma que o aparelho administrativo de suporte à execução da justiça fosse acometido de legitimação reforçada na sua esfera de atuação.

 
Ler documento completo