Atividades e Difusão
Atividades e Difusão
Tendo como objectivo a promoção, divulgação e disseminação da informação e da documentação à nossa guarda, o Arquivo Municipal de Lisboa dispõe de um serviço educativo que promove e dinamiza ações educativas adaptadas a diferentes públicos.
As atividades podem ser realizadas nas instalações do Arquivo ou 'fora de portas'.
Para além de uma oferta educativa específica, são promovidas diversas iniciativas que colaboram na divulgação do trabalho de investigação e tratamento documental realizado e que podem assumir o formato de exposição, visita guiada, conferência, encontro, edição, documentário, entre outros.
Mensalmente damos destaque a um documento do acervo, facultando pistas que ajudam a conhecer a diversidade da documentação à nossa guarda.
Vários e de diferentes naturezas são os projetos a decorrer que contribuem de forma decisiva para explorar temáticas e documentação que concorrem para a salvaguarda e valorização do património arquivístivo municipal e para a preservação da 'memória viva da cidade'.
São exemplos marcantes a 'Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares' e a revista científica digital 'Cadernos do Arquivo Municipal'.
Atividades para as escolas
Oferta educativa disponível
Pesquisável por nível de ensino ou por área temática
Público em geral
Acesso à agenda de eventos
Pesquisável por área temática, público-alvo ou data
Documento do mês
O livro saiu à rua
Uma década de publicações
Em abril de 2014 o Arquivo Municipal de Lisboa (AML) inaugurava, no edifício da rua da Palma e no Largo do Intendente, a exposição O arquivo saiu à rua, comemorando, desta forma, os 40 anos do 25 de Abril de 1974. Para a exposição, foram selecionados 80 cartazes políticos do espólio de José Neves Águas1, alusivos a este acontecimento. Datados entre 1974 e 1989, e representativos de diferentes tipologias e características do universo gráfico, divulgaram concertos, espetáculos, exposições, feiras e comícios políticos. Neste conjunto, é possível identificar a autoria de artistas e designers, como João Abel Manta, Maria Helena Vieira da Silva, Vespeira, Rogério Ribeiro, Carlos Rafael, Sebastião Rodrigues, entre outros, assim como autores não identificados. (...)