Skip to main content

new docs

Arquitetura III | 3º ciclo

3.º ciclo de visionamentos comentados

No terceiro e último ciclo dedicado à Arquitetura viu-se a cidade dos programas anteriores a ser deixada para trás: já não se viu uma cidade na melancolia da transformação (como no primeiro ciclo), nem propriamente uma cidade imaginada a partir de um interior (como no segundo), viu-se uma cidade a extravasar os seus limites e à deriva. Avançou-se então para uma Lisboa reinventada a partir das suas margens.

"A cidade expandiu-se num sentido centrífugo e mergulhou vertiginosamente numa topografia que tende para o limite. Atirados para fora de um centro, encontramos novos lugares, pequenos pedaços fragmentados e repletos de um imaginário construído com enclaves e vazios onde as personagens se movem sem, contudo e paradoxalmente, se deslocarem. Habitam também elas uma fronteira, entre a explosão e a implosão, e tropeçam em barreiras que não se desfazem, e as impendem de avançar.

Na cidade imaginada neste ciclo, os espaços não são mais do que um mero vislumbre, surgem como uma grande máquina que se percorre sem permanecer e que se habita de forma fugaz, uma máquina de transitar. A cidade é agora um emaranhado de linhas descontínuas e desfocadas, mas energéticas, que ora unem ora separam as personagens dos lugares, a rua da casa, a noite do dia e a cidade de si mesma.

Lisboa é aqui um arquipélago imaginado.​"

O 3º ciclo de visionamentos comentados decorreu durante o mês de maio de 2017 na Videoteca, distribuído por cinco sessões, cada uma delas organizada para se assistir à transformação da cidade (e do filme) acionada exclusivamente pelo olhar. Ao contrário das duas edições anteriores, em cada uma das sessões, foram projetados e comentados pelos convidados, os excertos por eles escolhidos, e, só no final, se projetou o filme completo.

Rui Poças, Ana David, Susana Nascimento Duarte, Filipa Reis, João Miller Guerra, Manuel Mozos e Eduardo Brito, foram alguns dos convidados que comentaram os filmes desta edição: “O Fantasma”, “Os Mutantes”, “Xavier”, todos rodados em Lisboa. 

Iniciativa desenvolvida em parceria com o Festival Internacional de Cinema Arquiteturas.