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Topografias Imaginárias

Arquitetura III

3.º ciclo

No terceiro e último ciclo dedicado à Arquitetura viu-se a cidade dos programas anteriores a ser deixada para trás: já não se viu uma cidade na melancolia da transformação (como no primeiro ciclo), nem propriamente uma cidade imaginada a partir de um interior (como no segundo), viu-se uma cidade a extravasar os seus limites e à deriva. Avançou-se então para uma Lisboa reinventada a partir das suas margens.

"A cidade expandiu-se num sentido centrífugo e mergulhou vertiginosamente numa topografia que tende para o limite. Atirados para fora de um centro, encontramos novos lugares, pequenos pedaços fragmentados e repletos de um imaginário construído com enclaves e vazios onde as personagens se movem sem, contudo e paradoxalmente, se deslocarem. Habitam também elas uma fronteira, entre a explosão e a implosão, e tropeçam em barreiras que não se desfazem, e as impendem de avançar.

Na cidade imaginada neste ciclo, os espaços não são mais do que um mero vislumbre, surgem como uma grande máquina que se percorre sem permanecer e que se habita de forma fugaz, uma máquina de transitar. A cidade é agora um emaranhado de linhas descontínuas e desfocadas, mas energéticas, que ora unem ora separam as personagens dos lugares, a rua da casa, a noite do dia e a cidade de si mesma.

Lisboa é aqui um arquipélago imaginado.​"

O 3º ciclo de visionamentos comentados decorreu durante o mês de maio de 2017 na Videoteca, distribuído por cinco sessões, cada uma delas organizada para se assistir à transformação da cidade (e do filme) acionada exclusivamente pelo olhar. Ao contrário das duas edições anteriores, em cada uma das sessões, foram projetados e comentados pelos convidados, os excertos por eles escolhidos, e, só no final, se projetou o filme completo.

Rui Poças, Ana David, Susana Nascimento Duarte, Filipa Reis, João Miller Guerra, Manuel Mozos e Eduardo Brito, foram alguns dos convidados que comentaram os filmes desta edição: “O Fantasma”, “Os Mutantes”, “Xavier”, todos rodados em Lisboa. 

Iniciativa desenvolvida em parceria com o Festival Internacional de Cinema Arquiteturas.

2 MAIO

CORTE DE CABELO, Joaquim Sapinho (1995), 94'
comentado por Joaquim Sapinho (cineasta), Francisco Ferreira (arquiteto) e Nélio Conceição (doutorado em Filosofia - Estética, investigador)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
Bande à part, Jean-Luc Godard, 1964, 92’
Nuvem, Ana Luísa Guimarães, 1991, 90’
Nick's Movie [Um Acto de Amor] / Lightning Over Water, Wim Wenders, 1980, 85'

9 MAIO

MAL, Alberto Seixas Santos (1999), 82'
comentado por Jorge Silva Melo (cineasta, encenador), Francisco Frazão (programador de teatro, investigador) e Susana Ventura (arquiteta, investigadora)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
Um adeus português, João Botelho, 1985, 85’
O Cerco, António da Cunha Telles, 1970, 120’
Mal, Alberto Seixas Santos, 1999, 82’

16 MAIO

O FANTASMA, João Pedro Rodrigues (2000), 90'
comentado por Rui Poças (diretor de fotografia), Patrícia Santos Pedrosa (arquiteta) e Ana David (programadora de cinema)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
He Liu [O Rio], Tsai Ming-Liang, 1997, 115’
Doc’s Kingdom, Robert Kramer, 1987, 92’
Odete, João Pedro Rodrigues, 2005, 97

23 MAIO

OS MUTANTES, Teresa Villaverde (1998), 114'
comentado por Filipa Reis e João Miller Guerra (cineastas), Sofia Pinto Basto (arquiteta) e Susana Nascimento Duarte (doutorada em Comunicação - Cinema, professora na ESAD)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
A Idade Maior, Teresa Villaverde, 1990, 115'
O Sangue, Pedro Costa, 1989, 95’
Li Ké Terra, Filipa Reis, João Miller Guerra, Nuno Baptista, 2010, 65'

30 MAIO

XAVIER, Manuel Mozos (1991-2002), 100'
comentado por Filipa Reis e João Miller Guerra (cineastas), José Maria Assis (arquiteto) e Susana Nascimento Duarte (doutorada em Comunicação - Cinema, professora na ESAD)

em simultâneo nos postos individuais de visionamento:
Lisboa no Cinema - um ponto de vista, Manuel Mozos, 1996, 107’
Tarde Demais, José Nascimento, 1999, 92’
Entrecampos, João Rosas, 2012, 12’

Ana David (programadora de cinema)

Filipa Reis (cineasta)

Francisco Ferreira (arquiteto)

João Miller Guerra (cineasta)

Joaquim Sapinho (cineasta)

José Maria Assis (arquiteto)

Nélio Conceição (doutorado em Filosofia - Estética, investigador)

Patrícia Santos Pedrosa (arquiteta)

Rui Poças (diretor de fotografia)

Sofia Pinto Basto (arquiteta)

Susana Nascimento Duarte (doutorada em Comunicação - Cinema, professora na ESAD)

Coordenação do projeto: Inês Sapeta Dias

Co-programação: Inês Sapeta Dias (Arquivo Municipal de Lisboa / Videoteca) e Alexandra Areia e Inês Monteiro (Arquiteturas Film Festival)

Design: Joana Pinheiro

Imagem: Fátima Rocha

Comunicação: Pedro Cordeiro e Susana Santareno