Skip to main content

Detalhe

Recordar Nuno Krus Abecasis (1929-1999)

A comunicação institucional na Câmara Municipal de Lisboa, um exemplo da nova dinâmica

Cerimónia de entrega da Chave de Honra da cidade de Lisboa aos Reis da Suécia pelo Presidente da Câmara, o Engenheiro Krus Abecasis, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, 30-09-1986

registo no catálogo

Nuno Krus Abecasis nasceu em Faro a 24 de abril de 1929. Engenheiro Civil de formação, tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Lisboa no dia 8 de janeiro de 1980, iniciando, então, um longo período governativo na cidade que se prolongaria por três mandatos: 1980-1983, 1984-1987 e 1988-19901

A gestão municipal de Nuno Abecasis operou na Câmara Municipal de Lisboa uma profunda e significativa transformação orgânica e foram várias as áreas operacionais em que essa modificação se fez sentir, destacando-se a Higiene Urbana, com a introdução da remoção hermética porta a porta, a Habitação com o lançamento da primeira tentativa de erradicação das barracas através do programa PIMP (plano de intervenção a médio prazo), as Relações Internacionais com a criação da UCCLA e a Comunicação, com a criação do Gabinete de Comunicação Social que representou, sem dúvida, um novo paradigma de comunicação e imagem no Município.

Antes de Abril de 1974, a comunicação municipal centrou-se essencialmente em duas estruturas. Se por um lado a comunicação institucional e protocolar se produzia essencialmente junto do gabinete do presidente da Câmara, por outro a informação mais generalizada, nomeadamente ao nível das atividades culturais e da promoção da cidade, era desenvolvida na repartição de informação, espetáculos e turismo (6ª Repartição da Direção de Serviços Centrais e Culturais) que, entre outras atividades, publicava a Revista Municipal (1939-1973)2.

Com o 25 de Abril de 1974, realizaram-se as primeiras eleições livres para os órgãos municipais, e durante o primeiro mandato do executivo presidido pelo Engenheiro Aquilino Ribeiro Machado (1977-1980), a comunicação institucional esteve ainda muito centrada na presidência. Seria Krus Abecasis a levar a cabo uma profunda reforma da estrutura orgânica municipal, consciente da importância das relações com os órgãos de comunicação social e da divulgação das diversas atividades do município, nomeadamente na renovada Lisboa: Revista Municipal, publicação periódica dedicada à história e atualidades da cidade, editada entre 1979-1988, pela Repartição de Acção Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.

Nesse sentido, em 1984, foi criado o “Gabinete de Imprensa” e em 1986 o “Gabinete de Comunicação Social”, que estão na origem do atual “Departamento de Marca e Comunicação”, com o objetivo de  “dotar a Câmara de um sistema eficaz e eficiente de acesso à informação dos munícipes e dos Órgãos de Comunicação Social sobre os problemas essenciais e as atividades com maior impacto na vida da cidade, assegurando a plena transparência no conhecimento e na apreciação das ações dos órgãos eleitos e dos serviços executivos do Município”3.

 Os gabinetes passaram então a dispor de uma equipa e principalmente de fotógrafos, possibilitando um acompanhamento dinâmico e consistente das iniciativas municipais nas suas diversas vertentes. Naturalmente que esta fez crescer de forma exponencial a produção fotográfica, gerando-se ao longo dos anos um enorme arquivo fotográfico que é hoje o espelho da história institucional da Câmara de Lisboa.

Exemplo deste vasto conjunto, apresentamos como documento do mês uma imagem fotográfica feita a partir de um negativo em acetato de celulose, da Coleção COM (Comunicação), que fixa um momento da cerimónia de entrega da Chave de Honra da cidade de Lisboa aos reis da Suécia pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Engenheiro Nuno Krus Abecasis. 

Este registo pertence a um conjunto de imagens que fazem a reportagem do evento, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a presença de diversos membros da vereação, por ocasião da visita a Lisboa do rei Carlos Gustavo XVI e da rainha Sílvia da Suécia, entre 29 de setembro e 5 de outubro de 19864

A Coleção COM tem por base o arquivo fotográfico reunido pelo Departamento de Marca e Comunicação ao longo dos anos e transferido para o Arquivo Municipal no início de 2023, que assim responde a uma das suas principais funções – a admissão de documentos produzidos pelas diferentes unidades orgânicas do Município de Lisboa. 

A coleção inclui, além de imagens digitais mais recentes, um conjunto de fotografia analógica com o levantamento fotográfico dos principais eventos institucionais que tiveram lugar entre 1985, correspondendo aos primeiros anos dos “gabinetes” de imprensa, e 2005, sob a presidência de António Carmona Rodrigues.

A partir de 1990, data em que terminou o seu último mandato em Lisboa, Nuno Krus Abecasis manteve-se ativo na vida política, assumindo a presidência do CDS-PP, em 1992. Em 1998, seria eleito vice-presidente da Assembleia da República. No ano em que se assinalam os 25 anos da sua morte, recordamos, hoje, o seu importante legado no Município de Lisboa.
 

Mariana Caldas de Almeida e Mário Gouveia
Março 2024
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico


Câmara Municipal de Lisboa – Presidentes. Lisboa: Câmara Municipal. [Consult. em 21/02/2024].
2 Revista Municipal. [Consult. 21/02/2024].  
3Lisboa, Revista Municipal, Ano XLVII, 2ª Série, Nº16, 2º Trimestre de 1986, p.55. [Consult. 07/02/2024]. 
4Lisboa, Revista Municipal, Ano XLVII, 2ª Série, N.º17, 3º Trimestre de 1986, p.69. [Consult. 07/02/2024].