Arena, comentado por Tiago Mesquita Carvalho
'Arena'
Comentado por Tiago Mesquita Carvalho
A partir do filme 'ARENA' de João Salaviza, Tiago Mesquita Carvalho desenha a sua arena numa margem da cidade de Lisboa, nas redondezas da Estrada de Benfica. A esse mapa fragmentado chama geografia do risco por ser terreno de afirmação territorial e de encontros camuflados de confrontos.
Apesar de não ter crescido na Malha H da Zona I de Chelas (hoje Bairro da Flamenga em Marvila), onde ARENA foi filmado, o Tiago reconhece no filme as dinâmicas da cidade onde cresceu: as vozes que circulam de cima para baixo e de baixo para cima (os miúdos que gritam da rua e os que respondem da casa no prédio), o linguajar e as palavras ameaçadoras que afirmavam uma posição (mais do que punham em causa o corpo do outro), o som da cidade e do trânsito, lá longe, só audível do exterior dos bairros e dos seus terraços (que sublinhava que estavam fora).
Tiago descreve uma outra cidade dentro da Lisboa dos anos 90 (Lisboa que para si era apenas o nome de um mapa). Uma outra cidade não muito diferente daquela que Salaviza filma em 2009 noutra margem de Lisboa, a de Chelas.