Lisboa, cidade do sul | 4º ciclo
Topografias imaginárias: Lisboa, cidade do Sul
4.º ciclo de visionamentos comentados
Este programa especial do ciclo de visionamentos comentados 'Topografias Imaginárias', integrou a programação da iniciativa Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017, sob o lema "Lisboa, cidade do Sul", e decorreu entre 1 e 10 de setembro de 2017. Nesta edição, cada sessão culminou numa projeção de cinema ao ar livre onde cada filme, associado a cada lugar, pretendia criar um novo espaço, simultaneamente real e imaginário.
Num percurso com seis paragens, procurou-se descobrir um arquipélago de lugares desconhecidos, nas traseiras ou nos bastidores do fluxo quotidiano da cidade e na fronteira com as outras cidades que rodeiam Lisboa, e assistir à sua inesperada transformação pelo cinema.
Longe do olhar da cidade, estes lugares foram, por momentos, o seu centro: em cada um deles decorreu uma sessão de cinema ao ar livre, e cada um deles foi simultaneamente descoberto e transformado pelo filme aí projetado. Os filmes, esses, de épocas e latitudes muito diferentes, são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa que, em contacto com os espaços de projeção, criando uma outra cidade que só poderia existir através do cinema. Lisboa, cidade do Sul foi assim uma viagem de exploração, uma redescoberta (também imaginária) da cidade e muito particularmente de Lisboa enquanto lugar do Sul.
Guiados pelos realizadores dos filmes, nomeadamente José Filipe Costa, Salomé Lamas e Dominga Sottomayor, entre outros, mas também por investigadores, críticos ou historiadores (como Eduardo Victorio Morettin, Tiago Baptista, Olivier Hadouchi, Maria do Carmo Piçarra, Anabela Moutinho, Raquel Henriques da Silva, António Preto, Luísa Veloso, Ana Alcântara, António Roma Torres, Álvaro Domingues, Teresa Castro ou André Cepeda, entre outros), foram vistos e revistos excertos dos filmes projetados, percebendo assim que o olhar é um agente transformador.
1 SETEMBRO
Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, Largo do Calvário, 2
O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, Brasil, 1937
O Caso J., de José Filipe Costa, Portugal/Brasil, 2017
Visionamento comentado de O Descobrimento do Brasil por José Filipe Costa (cineasta), Eduardo Victorio Morettin (historiador do cinema brasileiro, professor, investiga as relações entre História e Cinema) e Tiago Baptista (historiador do cinema e diretor do ANIM - Arquivo Nacional de Imagem e Movimento)
Quinta do Alto, Alvalade
Projeção de cinema ao ar livre O Descobrimento do Brasil [60’] + O Caso J. [20’]
2 SETEMBRO
Salão de Festas do Vale Fundão, Azinhaga Vale Fundão, 25 - Marvila
Milagre na Terra Morena, de Santiago Álvarez, Cuba/Portugal, 1975
Outro País, de Sérgio Tréfaut, Portugal, 1999
Visionamento comentado por Olivier Hadouchi (programador e investigador, tem trabalhado sobre o "terceiro cinema”), Maria do Carmo Piçarra (jornalista, professora, tem investigado o cinema de propaganda produzido durante o Estado Novo) e Fernando Rosas (historiador)
Bairro Vale Fundão, Rua João Graça Barreto, Marvila
Projeção de cinema ao ar livre de Milagre na Terra Morena [21’] + Outro País [70’]
3 SETEMBRO
Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, Largo do Calvário, 2
Zéfiro, de José Álvaro de Morais, Portugal, 1994
Visionamento comentado por Anabela Moutinho (professora, programadora de cinema), Raquel Henriques da Silva (historiadora) e António Preto (professor, programador de cinema, ensaísta)
Miradouro de Santo Amaro - Calçada de Santo Amaro, Alcântara
Projeção de cinema ao ar livre de Zéfiro [52’]
8 SETEMBRO
Museu da Carris - Rua Primeiro de Maio, 101
La Illusión viaja em tranvia, de Luís Buñuel, México, 1953
Visionamento comentado por Luísa Veloso (investigadora, coordena o projeto "o trabalho no ecrã”), Ana Alcântara (historiadora, trabalha sobre Lisboa, o operariado e os transportes) e António Roma Torres (psiquiatra, crítico de cinema)
Projeção de cinema ao ar livre de La Illusión viaja em tranvia [90’]
9 SETEMBRO
Teatro de Carnide, Azinhaga das Freiras
Los barcos, de Dominga Sotomayor, Chile/Portugal, 2016
Fuera de cuadro, de Márcio Laranjeira, Portugal/Argentina, 2010
Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus, Brasil, 2012
Où esta la jungle?, de Iván Castiñeiras Gallego, França/Portugal/Brasil, 2015
Visionamento comentado pelos realizadores e Álvaro Domingues (geógrafo, professor, o seu trabalho centra-se na Geografia Humana) e Teresa Castro (professora, tem investigado as relações entre cartografia e cinema).
Azinhaga do Serrado, Carnide
Projeção de cinema ao ar livre de Los barcos [24’], Fuera de cuadro [10’], Mauro em Caiena [18’] e Où esta la jungle [33’]
10 SETEMBRO
Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, Largo do Calvário, 2
Eldorado_XXI, de Salomé Lamas, Portugal/França/Perú, 2016
Visionamento comentado por Salomé Lamas (cineasta), Raquel da Silva (diretora de produção), António Pinto Ribeiro (programador cultural, coordenador da programação da Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura) e André Cepeda (fotógrafo)
Parque Tejo - Pista de Skaters, Parque das Nações, Passeio do Tejo
Projeção de cinema ao ar livre de Eldorado_XXI [125’]
Álvaro Domingues (geógrafo, professor, o seu trabalho centra-se na Geografia Humana)
Ana Alcântara (historiadora, trabalha sobre Lisboa, o operariado e os transportes)
Anabela Moutinho (professora, programadora de cinema)
André Cepeda (fotógrafo)
António Pinto Ribeiro (programador cultural, coordenador da programação da Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura)
António Roma Torres (psiquiatra, crítico de cinema)
Dominga Sotomayor (realizadora)
Eduardo Victorio Morettin (historiador do cinema brasileiro, professor, investiga as relações entre História e Cinema)
Iván Castiñeiras Gallego (realizador)
José Filipe Costa (cineasta)
Leonardo Mouramateus (realizador)
Luísa Veloso (investigadora, coordena o projeto "o trabalho no ecrã”)
Márcio Laranjeira (realizador)
Maria do Carmo Piçarra (jornalista, professora, tem investigado o cinema de propaganda produzido durante o Estado Novo)
Olivier Hadouchi (programador e investigador, tem trabalhado sobre o "terceiro cinema”)
Raquel da Silva (diretora de produção)
Raquel Henriques da Silva (historiadora) e António Preto (professor, programador de cinema, ensaísta)
Salomé Lamas (cineasta)
Teresa Castro (professora, tem investigado as relações entre cartografia e cinema).
Tiago Baptista (historiador do cinema e diretor do ANIM - Arquivo Nacional de Imagem e Movimento)
Coordenação do projeto: Inês Sapeta Dias
Design: Joana Pinheiro
Imagem: Fátima Rocha
Comunicação: Helena César, Pedro Cordeiro e Susana Santareno
Um Mapa de Lisboa no Cinema
No âmbito deste projeto, nesta edição foi lançado o livro 'Um Mapa de Lisboa no Cinema', uma deambulação pela cidade através das imagens e ideias de uma série de filmes.
Construído a partir da transcrição de intervenções em sessões de visionamento dedicadas à arquitetura do ciclo 'Topografias Imaginárias', o mapa resulta da sobreposição de duas topografias: a topografia dos filmes e a topografia da cidade. Num método próximo da montagem cinematográfica, reordenaram-se fragmentos das intervenções e reorganizaram-se as imagens projectadas nas sessões. Este livro é um mapa, simultaneamente real e imaginário, espacial e temporal, da cidade de Lisboa.
Um mapa construído por Inês Sapeta Dias, Alexandra Areia e Inês Monteiro a partir dos filmes: Crónica dos Bons Malandros, Três Palmeiras, O Estado das Coisas, Ruínas, Doc’s Kingdom, Ninguém Duas Vezes, Recordações da Casa Amarela, Divina Comédia, Corte de Cabelo, Mal, O Fantasma, Os Mutantes, Xavier.