Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém
- Datas: 1792-1943
- Código de referência: PT/AMLSB/JFSMB
- Registo no Catálogo
Documentação produzida e acumulada entre 1792 e 1943 no âmbito das atividades exercidas pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, bem como pelo Bairro Administrativo e Judicial de Belém, pela Câmara Municipal de Belém, pelo 4º Bairro Administrativo de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa.
Inclui documentação de cariz paroquial (património paroquial, sepultamentos seculares, recenseamento escolar e registo de desobrigas) e administrativo (expediente, atas da autarquia), de gestão financeira (receita e despesa, orçamentos e balancetes), assim como informação demográfica (recenseamento).
Na sequência da extinção da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém em 1852, o seu acervo documental foi integrado na Câmara Municipal de Belém e, posteriormente, na Câmara Municipal de Lisboa, entidades sucessoras jurídica e institucionalmente. Por acumulação documental, uma pequena parcela do acervo data desde 1792, e outra prolonga-se até 1943, já sob administração autárquica lisboeta, responsável pela consumação dos assuntos pendentes. Nesse sentido, o acervo documental da extinta Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém foi cedido, a título de depósito, ao Arquivo Municipal de Lisboa.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.