Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Ventura, Raul Rodrigues
- Datas: 1916-1963
- Código de referência: PT/AMLSB/RAV
- Registo no Catálogo
Documentação produzida e acumulada entre 1916 e 1963, por Raul Ventura, composta por reportagens fotográficas de viagens em Portugal (Lisboa, Porto, Estoril, Fátima, etc.) e no estrangeiro (Espanha, França, Inglaterra, Brasil), de exposições e eventos, de automóveis, bem como retratos individuais e de grupo.
A documentação foi encontrada por José Nascimento, num apartamento em Lisboa, sujeito a obras de alteração. Desconhece-se a sua história custodial e arquivística, até ao seu ingresso no Arquivo Municipal de Lisboa, por intermédio de José Luís Madeira, em maio de 1995.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.