Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Passaporte, António
- Datas: 1940-1960
- Código de referência: PT/AMLSB/PAS
- Registo no Catálogo
Documentação produzida e acumulada entre 1940 e 1960, por António Passaporte, composta por imagens que representam monumentos de diversas localidades do país, jardins, edifícios, vistas panorâmicas, efemérides, retratos.
Destaca-se, ainda, uma coleção de fardamentos, representativos de várias profissões exercidas na Câmara Municipal de Lisboa.
O fundo foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa a António Passaporte, de forma faseada,
em diferentes períodos cronológicos. Em 1945, o primeiro conjunto documental foi entregue por António Passaporte. Em 1997 e 1998, foi adquirida documentação a Rodolfo Passaporte e, em 1999, a Helena Passaporte.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.