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Fundos e Coleções

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Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares

Regimento dos vereadores e oficiais da Câmara de Lisboa [Livro Carmesim], pormenor de uma das iluminuras manuelinas
Regimento dos vereadores e oficiais da Câmara de Lisboa [Livro Carmesim], pormenor de uma das iluminuras manuelinas
Cota: AML - AH, Chancelaria Régia, Livro dos regimentos dos vereadores e oficiais da Câmara (Livro Carmesim), f. 8v. a 28v.
  • Câmara Municipal de Lisboa. 1179-
  • Datas: 1214-
  • Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH
  • Registo no Catálogo

A documentação reflete a atividade assegurada pela Câmara Municipal de Lisboa, resultante das suas competências, desde a sua criação, em finais do século XII, até à atualidade.

É constituída por originais, cópias e traslados, e encontra-se atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, unidade orgânica que integra a organização e que detém o acervo documental em regime jurídico de usufruto e propriedade jurídica.

Ao longo do tempo, esteve guardada em diversos locais, coincidentes com as diferentes sediações que a instituição conheceu. A totalidade de documentos gerados sofreu, em momentos distintos, danos e perdas, na sequência de diversas catástrofes, sendo de assinalar, pelo significativo impacto de causa e efeito, respetivamente, os terramotos de 1531 e de 1755.

Documentação produzida e acumulada desde 1214, no âmbito das competências da Câmara Municipal de Lisboa, com particular incidência para a informação decorrente das diversas vertentes de atuação da administração periférica. Abrange temáticas relacionadas com aspetos genéricos e específicos da organização, com as inerentes práticas institucionais e com o exercício de funções de recursos humanos que, ao longo do tempo, a têm integrado. Inclui ainda processos gerados fruto da tramitação e interação com a administração central e com diversos organismos públicos e privados, que participaram, de forma ativa, na prossecução de objetivos da gestão municipal.

Reúne documentos originais, cópias e traslados que constituem reflexo de atividades da autarquia nas diferentes áreas funcionais. 

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O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país. 

  • Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa

    Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa4 MB

    Instrumento de descrição documental que procura ser uma porta de acesso e de partilha da documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa (AML). A metodologia adotada obedeceu às normas internacionais de descrição de documentação de arquivo, designadamente a ISAD (G), e englobou um conjunto de etapas e de procedimentos que permitiram a identificação e caraterização dos fundos documentais existentes no AML. É uma publicação dinâmica e evolutiva, sujeita a alterações e atualizações periódicas, de acordo com a atividade do Arquivo.