Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Câmara Municipal de Lisboa. 1179-
- Datas: 1214-
- Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH
- Registo no Catálogo
A documentação reflete a atividade assegurada pela Câmara Municipal de Lisboa, resultante das suas competências, desde a sua criação, em finais do século XII, até à atualidade.
É constituída por originais, cópias e traslados, e encontra-se atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, unidade orgânica que integra a organização e que detém o acervo documental em regime jurídico de usufruto e propriedade jurídica.
Ao longo do tempo, esteve guardada em diversos locais, coincidentes com as diferentes sediações que a instituição conheceu. A totalidade de documentos gerados sofreu, em momentos distintos, danos e perdas, na sequência de diversas catástrofes, sendo de assinalar, pelo significativo impacto de causa e efeito, respetivamente, os terramotos de 1531 e de 1755.
Documentação produzida e acumulada desde 1214, no âmbito das competências da Câmara Municipal de Lisboa, com particular incidência para a informação decorrente das diversas vertentes de atuação da administração periférica. Abrange temáticas relacionadas com aspetos genéricos e específicos da organização, com as inerentes práticas institucionais e com o exercício de funções de recursos humanos que, ao longo do tempo, a têm integrado. Inclui ainda processos gerados fruto da tramitação e interação com a administração central e com diversos organismos públicos e privados, que participaram, de forma ativa, na prossecução de objetivos da gestão municipal.
Reúne documentos originais, cópias e traslados que constituem reflexo de atividades da autarquia nas diferentes áreas funcionais.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.