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Fundos e Coleções

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Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares

Árvores
Cota: CTH000001
  • António de Alcântara Bernardo de Carvalho e Vasconcelos da Costa Cabral, 4.º conde de Tomar
  • Datas: 191- - 1974
  • Código de referência: PT/AMLSB/CTH
  • Registo no Catálogo

Documentação produzida e acumulada entre as décadas de 1910 e 1970, por António da Costa Cabral, conde de Tomar, composta por fotografias de retratos, quotidianos e festas familiares, paisagens, eventos e monumentos de algumas cidades portuguesas (Tomar, Conímbriga, Caldas da Rainha e Óbidos, Lisboa, entre outras).

A documentação manteve-se na posse da família de António da Costa Cabral, até ser doada à Câmara Municipal de Lisboa, de forma faseada, em diferentes períodos cronológicos.

Em 2017 foi entregue por Manuel da Costa Cabral um conjunto de negativos em vidro e película. Em 2018 foi celebrado um contrato de doação entre o Município de Lisboa e Bartolomeu Albuquerque da Costa Cabral, representante legal dos herdeiros da herança. Nesse mesmo ano foi entregue um conjunto composto por provas a preto-e-banco, de formato 30 x 40 cm, por Manuel da Costa Cabral, impressas pelo autor, na sua câmara escura, nas décadas de 1950 e 1960.

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O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país. 

  • Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa

    Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa2 MB

    Instrumento de descrição documental que procura ser uma porta de acesso e de partilha da documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa (AML). A metodologia adotada obedeceu às normas internacionais de descrição de documentação de arquivo, designadamente a ISAD (G), e englobou um conjunto de etapas e de procedimentos que permitiram a identificação e caraterização dos fundos documentais existentes no AML. É uma publicação dinâmica e evolutiva, sujeita a alterações e atualizações periódicas, de acordo com a atividade do Arquivo.