Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Barros, Helena Corrêa de
- Datas: 1926-1973
- Código de referência: PT/AMLSB/HCB
- Registo no Catálogo
Documentação produzida e acumulada entre as décadas de 1920 e 1970 por Helena Corrêa de Barros, no âmbito da sua atividade fotográfica, de cariz amador, desde os catorze anos até à sua morte. Na década de 1950, orientou o seu trabalho para a fotografia de salão, tendo participado em concursos e exposições, quer em Portugal, quer no estrangeiro. As fotografias abordam temas como o mar, a paisagem e o quotidiano, assuntos sempre presentes nos salões de fotografia.
Inclui também fotografias de família, de passeios e viagens, possuindo imagens a cores até 1973.
A documentação foi doada à Câmara Municipal de Lisboa, pela família de Helena Corrêa de Barros em outubro de 2003.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.