Skip to main content

Fundos e Coleções

Fundos e Coleções

Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares

Suíça: [carrossel]
Cota: HCB001532

Documentação produzida e acumulada entre as décadas de 1920 e 1970 por Helena Corrêa de Barros, no âmbito da sua atividade fotográfica, de cariz amador, desde os catorze anos até à sua morte. Na década de 1950, orientou o seu trabalho para a fotografia de salão, tendo participado em concursos e exposições, quer em Portugal, quer no estrangeiro. As fotografias abordam temas como o mar, a paisagem e o quotidiano, assuntos sempre presentes nos salões de fotografia. 
Inclui também fotografias de família, de passeios e viagens, possuindo imagens a cores até 1973.

A documentação foi doada à Câmara Municipal de Lisboa, pela família de Helena Corrêa de Barros em outubro de 2003.

Voltar à lista

O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país. 

  • Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa

    Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa2 MB

    Instrumento de descrição documental que procura ser uma porta de acesso e de partilha da documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa (AML). A metodologia adotada obedeceu às normas internacionais de descrição de documentação de arquivo, designadamente a ISAD (G), e englobou um conjunto de etapas e de procedimentos que permitiram a identificação e caraterização dos fundos documentais existentes no AML. É uma publicação dinâmica e evolutiva, sujeita a alterações e atualizações periódicas, de acordo com a atividade do Arquivo.