Skip to main content

Fundos e Coleções

Fundos e Coleções

Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares

Propaganda política do PCTP na parede lateral de um prédio
Cota: NEV001053

Documentação produzida e acumulada entre 1948 e 1990 por José Neves Águas, com particular incidência para a informação decorrente da intervenção de cariz político e partidário, em que o publicista esteve ativamente envolvido. Abrange, para o período cronológico anterior a 1974, assuntos relacionados com a contestação ao Estado Novo e, para a fase pós 25 de Abril, temáticas referentes à luta sindical, à defesa dos direitos dos trabalhadores e à propaganda política e eleitoral.

Inclui fotografias de manifestações e de murais de cariz político, cartazes divulgados por ocasião de diversas eleições legislativas, autárquicas e europeias, panfletos de propaganda política, de divulgação da ação sindicalista e de contestação social e ainda autocolantes de vários partidos criados no período pós revolucionário.

A documentação foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa a Maria Guilhermina Garrido Mira Águas, viúva de José Neves Águas, na década de 1990. Atualmente, encontra-se à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, que a detém, em regime jurídico de usufruto e de propriedade.

Voltar à lista

O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.