Skip to main content

Fundos e Coleções

Fundos e Coleções

Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares

Livro de registo de atas (pormenor)
Cota: PT/AMLSB/JFSMB/CRMU/01/02
  • Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém
  • Datas: 1792-1943
  • Código de referência: PT/AMLSB/JFSMB
  • Registo no Catálogo

Documentação produzida e acumulada entre 1792 e 1943 no âmbito das atividades exercidas pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, bem como pelo Bairro Administrativo e Judicial de Belém, pela Câmara Municipal de Belém, pelo 4º Bairro Administrativo de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Inclui documentação de cariz paroquial (património paroquial, sepultamentos seculares, recenseamento escolar e registo de desobrigas) e administrativo (expediente, atas da autarquia), de gestão financeira (receita e despesa, orçamentos e balancetes), assim como informação demográfica (recenseamento).

Na sequência da extinção da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém em 1852, o seu acervo documental foi integrado na Câmara Municipal de Belém e, posteriormente, na Câmara Municipal de Lisboa, entidades sucessoras jurídica e institucionalmente. Por acumulação documental, uma pequena parcela do acervo data desde 1792, e outra prolonga-se até 1943, já sob administração autárquica lisboeta, responsável pela consumação dos assuntos pendentes. Nesse sentido, o acervo documental da extinta Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém foi cedido, a título de depósito, ao Arquivo Municipal de Lisboa.

Voltar à lista

O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país. 

  • Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa

    Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa2 MB

    Instrumento de descrição documental que procura ser uma porta de acesso e de partilha da documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa (AML). A metodologia adotada obedeceu às normas internacionais de descrição de documentação de arquivo, designadamente a ISAD (G), e englobou um conjunto de etapas e de procedimentos que permitiram a identificação e caraterização dos fundos documentais existentes no AML. É uma publicação dinâmica e evolutiva, sujeita a alterações e atualizações periódicas, de acordo com a atividade do Arquivo.