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Fundos e Coleções

Fundos e Coleções

Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares

Projeto para o padrão-miradouro dedicado à memória de Duarte Pacheco (não concretizado), 1949
Cota: PT/AMLSB/FKA/01/004
  • Keil do Amaral, Francisco
  • Fundo
  • Datas: 1934-1999
  • Código de referência: PT/AMLSB/FKL
  • Registo no Catálogo

Documentação produzida e acumulada entre 1934 e 1974, no âmbito da atividade exercida por Francisco Keil do Amaral, no domínio da arquitetura, de cariz público e privado. Reflete o seu trajeto profissional, compreendendo projetos para edificado de uso diverso (habitacional, espaços verdes, comercial, industrial, turístico, lazer, recreio, cultural, religioso, funerário, desportivo e utilização pública).
Reúne um conjunto de propostas arquitetónicas e de soluções urbanísticas, que espelham acentuadamente a estética modernista, integrando composições com particular incidência no distrito de Lisboa e que contemplam diversas tipologias, desde moradias, prédios, bairros económicos, parques e jardins até estabelecimentos comerciais e mobiliário urbano. Inclui ainda documentação adicional posterior, reunida pelos herdeiros de Francisco Keil do Amaral, relativa à sua vida e obra.

Documentação doada à Câmara Municipal de Lisboa, pelos herdeiros do arquiteto Keil do Amaral, respetivamente, Maria Pires da Silva Keil do Amaral e Francisco Caetano Keil do Amaral, em 2001. O processo foi objeto de contratualização, mediante protocolo.
Encontra-se atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, que a detém, em regime jurídico de usufruto e de propriedade.

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O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país. 

  • Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa

    Guia de Fundos do Arquivo Municipal de Lisboa4 MB

    Instrumento de descrição documental que procura ser uma porta de acesso e de partilha da documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa (AML). A metodologia adotada obedeceu às normas internacionais de descrição de documentação de arquivo, designadamente a ISAD (G), e englobou um conjunto de etapas e de procedimentos que permitiram a identificação e caraterização dos fundos documentais existentes no AML. É uma publicação dinâmica e evolutiva, sujeita a alterações e atualizações periódicas, de acordo com a atividade do Arquivo.