Cromos biográficos
Cromos biográficos
- D. Pedro IV
- Datas: 1798-1834
D. Pedro IV, duque de Bragança, ou D. Pedro de Alcântara, nasceu em outubro de 1798, filho de D. João VI e de D. Carlota Joaquina de Bourbon. Tendo embarcado com apenas 10 anos para o Brasil, para escapar das invasões francesas, dele se diz que nasceu português, mas cresceu brasileiro.
Habituado a uma vida de liberdade, era apaixonado por emoções fortes e proezas intrépidas, exercícios físicos radicais, cavalos de raça, música e danças nativas, festas noturnas e aventuras com mulheres de todas as etnias.
Politicamente liberal, em 1822 tornou-se Imperador do Brasil, encabeçando o movimento de independência e liderando a construção da nação brasileira. São da sua iniciativa duas constituições: a brasileira de 1824 e a portuguesa de 1826.
Em 1831 abdicou a favor do príncipe herdeiro, D. Pedro II, então ainda criança, regressando à Europa para defender o trono de Portugal para a sua filha D. Maria da Glória (a rainha D. Maria II). Morreu aos 35 anos, no mesmo quarto do Palácio de Queluz onde nascera, após a vitória na guerra civil, em 1834, em oposição ao seu irmão D. Miguel.
Bibliografia
SANTOS, Eugénio dos, D. Pedro IV, Rio de Mouro, Círculo de Leitores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Coleção ‘Reis de Portugal’, 2006.