Cromos biográficos
Cromos biográficos
- Santo António de Lisboa
- Datas: 1195? - 1231
Fernando Martins de Bulhões nasceu em Lisboa entre 1190 e 1195 numa família abastada que vivia junto à Sé. Fernando frequentou a escola da Sé e professou nos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho em Lisboa, no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde prosseguiu os estudos teológicos. Em 1220, sendo já sacerdote em Coimbra, toma o hábito franciscano e muda o nome para António.
Em 1221, na cidade italiana de Forlì faz a sua primeira conferência espiritual e todos ficam admirados pelo conhecimento profundo que tinha das Escrituras, pela sua fé e pelos seus dotes oratórios invulgares. A partir desta data a sua vida seria a de pregador da palavra de Cristo, percorrendo diversas regiões de Itália, entre 1223 e 1225. Por sugestão do próprio São Francisco vai ser mestre de Teologia em Bolonha, Montpellier e Toulouse.
Em 1226, instala-se em Pádua e começa a fazer os sermões dominicais. As suas palavras tão cheias de alegorias eram de tal modo acessíveis ao povo, que cada vez se junta mais gente nas igrejas para o ouvir. É um caso raro de popularidade. A multidão segue-o e começa a fama de que faz milagres. Santo António morreu no dia 13 de Junho de 1231.
Em 1232, ainda não completara um ano sobre a sua morte, foi canonizado (considerado santo), caso único na história da Igreja Católica.