Cromos biográficos
Cromos biográficos
- D. Luísa de Gusmão
- Datas: 1613-1666
Nascida em 1613, Luiza Francisca de Guzmán era filha do duque de Medina Sidónia e pertencia a uma família influente e poderosa oriunda da província da Andaluzia, em Espanha.
Ninguém podia imaginar que esta iria contribuir para mudar a história da Península Ibérica, tornando-se uma das mais importantes rainhas de Portugal. Co
nta a lenda que a sua frase ‘Antes morrer reinando do que acabar servindo’ convenceu o seu marido, o futuro rei D. João IV, a juntar-se à conspiração de nobres portugueses contra o governo de Madrid em dezembro de 1640, tonando-o o primeiro rei da dinastia de Bragança.
Não há dúvidas que D. Luísa foi uma presença forte por trás do marido e até mesmo depois da sua morte, durante os seis anos em que foi regente antes da subida ao trono de seu filho D. Afonso VI. Nesta fase, conseguiu alcançar algumas vitórias na guerra com Espanha controlando os nobres que lutavam entre si e negociando um importante tratado com o rei Carlos II de Inglaterra, o que ajudou a assegurar a independência de Portugal para sempre.
Bibliografia
VALLANCE, Monique – Luísa de Gusmão. A rainha restauradora. Maia: Círculo de Leitores, Coleção ‘Rainhas de Portugal’, 2012.