Cromos biográficos
Cromos biográficos
- D. Fernando
- Datas: 1345-1383
Filho de D. Pedro I e D. Constança Manuel, D. Fernando reinou entre 1367 e 1383, uma época caracterizada pelas dramáticas mudanças trazidas pela Peste Negra, que marcaram a vida dos portugueses com revoltas, protestos e fomes. Em maio de 1372 casou com D. Leonor Teles de Menezes, de uma poderosa família da nobreza, vindo a ser uma rainha muito contestada e impopular.
D. Fernando foi responsável pela criação do primeiro arquivo nacional em 1378, a ‘torre do tombo’, numa torre dos paços da alcáçova em Lisboa e pela famosa ‘Lei das Sesmarias’ de 1375, projeto reformador sobre a agricultura, em resposta à catástrofe demográfica causada pela peste.
Ao morrer em 22 de outubro de 1383, D. Fernando, sem filhos varões, deixa como herdeira do trono a sua filha D. Beatriz, que casara em maio desse mesmo ano com D. João I, rei de Castela, precipitando o reino de Portugal numa guerra civil e contra o rei de Castela, acontecimentos que marcam o final da primeira Dinastia.
Bibliografia
GOMES, Rita Costa - D. Fernando. Rio de Mouro: Círculo de Leitores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Coleção ‘Reis de Portugal’, 2005.