Skip to main content

Cromos biográficos

Cromos biográficos

  • D. João IV
  • Datas: 1604-1656

Nasceu no dia 18 de março de 1604, filho de D. Teodósio II, 7º duque de Bragança, e da duquesa Ana de Velasco, filha do condestável de Castela. 2º conde de Barcelos e herdeiro da Casa de Bragança, a maior casa senhorial do reino de Portugal e a mais duradoura. 

Quando em 1580, o cardeal-rei D. Henrique morreu sem sucessores diretos, D. Catarina, filha do infante D. Duarte (filho do rei D. Manuel) e casada com o 6º duque de Bragança surgiu como uma séria candidata, apesar de ter perdido o trono para D. Filipe de Espanha. 

O duque D. João, seu neto, nasceu, cresceu e viveu em Vila Viçosa, dedicado à música e à caça e afastado do bulício e das intrigas políticas de Madrid e de Lisboa. Casado desde 1633 com D. Luísa de Gusmão que o terá incentivado a assumir o trono de Portugal oferecido pela rede de conjurados, fidalgos que planearam o golpe de 1 de dezembro de 1640. Jurado rei de Portugal no dia 15 de dezembro de 1640, seguiu-se a guerra com Espanha e o reconhecimento do reino no contexto internacional, problemas que ainda não estavam resolvidos à data da sua morte, em 1656.


Bibliografia

COSTA, Leonor Freire e CUNHA, Mafalda Soares da – D. João IV. Rio de Mouro: Círculo de Leitores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Coleção ‘Reis de Portugal’, 2006.

Voltar à lista