Skip to main content

Cromos biográficos

Cromos biográficos

  • Humberto Delgado
  • Datas: 1906 – 1965

Nasceu em Torres Novas, a 15 de maio de 1906 e faleceu em Villanueva del Fresno, Badajoz, a 13 de fevereiro de 1965. Conclui em 1925 o curso de Artilharia, o de Piloto e Observador em 1928 e o de Estado-Maior em 1936. Aos 46 anos viu-se promovido a Brigadeiro e aos 47 anos a General – o mais novo da sua geração.

Participou no movimento militar de 28 de maio de 1926, que derrubou a República Parlamentar e implantou a Ditadura Militar que, em 1933, iria dar lugar ao Estado Novo liderado por Salazar. À medida que a II Guerra Mundial foi avançando a sua posição a favor do regime salazarista foi mudando. 

No início dos anos 50, foi nomeado adido militar na Embaixada de Portugal, em Washington, e membro do comité dos Representantes Militares da NATO, foi Chefe da Missão Militar junto da NATO e Diretor-geral da Aeronáutica Civil.

Em 1958, a convite dos opositores de Salazar, candidatou-se à Presidência da República contra o candidato do regime, Américo Tomás. Em campanha eleitoral, numa conferência de imprensa, ao ser interpelado sobre o que faria em relação ao Presidente do Conselho, Oliveira Salazar, respondeu com a frase que ficou célebre: "Obviamente, demito-o!", passando a ser conhecido como o "General Sem Medo”.

Após a derrota eleitoral, foi vítima de represálias e alvo de ameaças por parte do regime em Portugal, sendo obrigado a pedir asilo político ao Brasil. No exílio, liderou um movimento de oposição ao governo português e, em 1962, pôs em prática a Revolta de Beja, ataque militar que visava tomar o quartel de Beja e outras posições estratégicas importantes. O golpe, porém, fracassou.

Em 1965 foi assassinado pela PIDE em território espanhol, junto da fronteira portuguesa.


Bibliografia

Humberto Delgado in wikipedia [em linha]. Consultado em 24 de março de 2021
Quando a Coca-Cola tentou derrubar Salazar, Vortexmag [em linha]. Consultado em 24 de março de 2021 
Humberto da Silva Delgado, Parlamento.pt [em linha]. Consultado em 24 de março de 2021

Voltar à lista