Skip to main content

Cromos biográficos

Cromos biográficos

  • Luíz Vaz de Camões
  • Datas: 1524-1580

Poeta português que viveu na época dos Descobrimentos, cujo percurso de vida é marcado pela boémia e aventura. 

Namoradeiro mas infeliz no amor, chega até a ser preso. Recebeu uma educação clássica de que dá provas na sua poesia lírica, nas comédias teatrais e também na sua obra-prima "Os Lusíadas", epopeia que narra a história de Vasco da Gama e dos navegadores portugueses na descoberta do caminho marítimo para a Índia. 

Esteve em África como militar, onde perdeu o olho direito numa batalha. Viajou até ao oriente, tendo passado pela Índia, golfo Pérsico e Macau, lutando por Portugal com coragem e bravura e dedicando-se à poesia. 

Em 1556 partiu para Goa, mas a sua embarcação sofreu um naufrágio do qual foi o único sobrevivente, juntamente com o manuscrito de "Os Lusíadas". 

Ao fim de tantas peripécias, regressou a Portugal em 1570 e terminou "Os Lusíadas", que publicou em 1572 e que apresentou ao rei D. Sebastião. Como recompensa, o rei concedeu-lhe uma tença anual (um prémio em dinheiro). Apesar disso, viveu miseravelmente os seus últimos anos e acabou por morrer em 10 de junho de 1580. Esse dia é feriado nacional desde 1919, celebrado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Hoje, Camões é considerado o expoente máximo da Literatura Portuguesa.


Bibliografia

LISBOA, Eugénio (coord.). (1991). Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. 1, Mem Martins, Instituto Português do Livro e da Leitura (org.), Publicações Europa-América

Luís de Camões in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-22 11:18:49]. 

Luís Vaz de Camões, o poeta da epopeia dos Descobrimentos [em linha]. RTP Ensina, 1992.

Voltar à lista