Skip to main content

Detalhe

Apresentação pública do Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa

O Mestrado apresentado beneficia do Acordo de Parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa celebrado a 15 de setembro de 2022.

A 17 de janeiro terá lugar a apresentação pública do Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa, o qual faz parte do Acordo de Parceria celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa, através do Arquivo Municipal, e o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, celebrado em setembro de 2022.

A apresentação vai decorrer no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (auditório J. J. Laginha), pelas 16h00 e tem entrada livre.

PROGRAMA

16:00 - Apresentação
Carlos Sá da Costa (Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura)
Paula André (Diretora do Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa)
Helena Neves (Chefe de Divisão do Arquivo Municipal de Lisboa)

16:30 - Conferência 'Lisboa, o Mediterrâneo e o Atlântico'
Maria Adelaide Ferreira

Maria Adelaide Ferreira é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), investigadora da FCiências.ID e membro integrado do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UL). É bióloga (FCUL), mestre em Ecologia Marinha (FCT NOVA) e doutorada em Geografia e Planeamento Territorial (NOVA FCSH). Desde meados dos anos 1990 desenvolveu investigação aplicada em gestão costeira integrada em Portugal, EUA e Moçambique. A partir de 2012, alargou a sua investigação à governação sustentável do oceano, com foco no ordenamento do espaço marítimo, avaliação ambiental e conservação da biodiversidade marinha, dentro e fora das áreas de jurisdição nacional. Desde 2020, tem participado na discussão do quadro global da biodiversidade pós-2020 da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB), especificamente no reforço da sua dimensão marinha, contribuindo, em particular, para o Global Dialogue da Sustainable Ocean Initiative (SOI) da CDB como especialista da Global Ocean Biodiversity Initiative (GOBI).

Para saber mais