Skip to main content

Detalhe

Cadernos do Arquivo Municipal, chamada para artigos

Está a decorrer até 31 de dezembro de 2023 a chamada para artigos para o próximo número dos Cadernos do Arquivo Municipal, que terá como dossier temático "Crime e Sociedade: dinâmicas históricas na época contemporânea”.

Presidiários na capela da penitenciária de Lisboa, abolição do capuz

Está a decorrer até 31 de dezembro de 2023 a chamada para artigos para o dossier temático do número 22 da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal, a publicar em modalidade de publicação contínua: “Crime e Sociedade: dinâmicas históricas na época contemporânea”.

O crime, a sua prática e a sua repressão despertam grande atenção e curiosidade nos nossos dias. Relatado e indagado pelos mass media, pela literatura ou pelo cinema, entre outros, o crime tem atualmente uma presença constante no nosso quotidiano. Para além disso, tem sido igualmente objeto de reflexão e análise por parte de diversas áreas do conhecimento, desde logo o Direito, mas também a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia, a Medicina, entre tantas outras.

No âmbito da História, em particular na História Social, o crime afirmou-se como um relevante tema de estudo sobretudo a partir da segunda metade do século XX e, desde então, várias linhas de investigação têm sido percorridas e exploradas. O crime afirma-se como uma categoria historicamente determinada, pois cada época e cada realidade social desenvolvem conceções próprias do que consideram e classificam como crime, de acordo com os seus valores, mas também com os interesses predominantes, as noções de justiça e de segurança coletiva e individual. A história do crime para os séculos XIX e XX mostra igualmente que esta é também uma história da afirmação da autoridade e do poder do Estado e dos seus alicerces normativos.

Este número dos Cadernos do Arquivo Municipal que conta com acoordenação científica de Maria João Vaz do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte), procura contribuições que reflitam sobre o Crime e a Sociedade nos séculos XIX e XX, nomeadamente que percorram questões como:

1. Caracterização e tipificação do crime
2. Prevenção e repressão do crime
3. Representações do crime
4. Dinâmicas globais do crime

Os artigos devem ser submetidos através de email tendo em consideração instruções específicas, e estão sujeitos a arbitragem científica. Os artigos selecionados serão publicados no número 22 da revista.

A revista científica 'Cadernos do Arquivo Municipal' divulga trabalhos inéditos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas (História, História de Arte, Sociologia, Antropologia, Geografia, Arquitetura, Urbanismo, entre outras) e disponibiliza os textos na modalidade de publicação contínua.