Skip to main content

Detalhe

Livro Carmesim

O "Livro Carmesim" agora disponível, faz parte da ‘Coleção Documentos do Arquivo Municipal’, que inclui os  "Livros I e II de D. João I” e o "Livro dos Pregos”.

O Livro Carmesim dá-nos "o quadro mais completo da administração municipal dos séculos XVI a XVII. (…) chega à atualidade com um total 245 fólios nos quais se encontram registados 272 documentos, tendo como balizas temporais os anos de 1486 e 1795.” Este códice "engloba várias tipologias de documentos, dos quais se salientam os regimentos para a Câmara de Lisboa de D. Manuel I (1502), reformulados no reinado de Filipe I (1591) e, mais tarde, pelo de D. Pedro II (1671), cartas régias e alvarás de nomeação de presidentes e vereadores, determinações inerentes ao desempenho de outros ofícios camarários ou assentos da vereação sobre decisões relativas ao governo da cidade ou da própria Câmara.

A par da importância histórica, o Livro Carmesim destaca-se pelo interesse artístico da sua riquíssima encadernação e pelas duas iluminuras manuelinas que ilustram os regimentos de D. Manuel I datados de 1502.”

A publicação está disponível para consulta nas Salas de Leitura do Arquivo mas também pode ser adquirida nas nossas instalações ou na Loja BLX.