Skip to main content

Detalhe

Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho

No dia 9 de junho, celebra-se o Dia Internacional dos Arquivos.

O Arquivo Municipal de Lisboa associa-se a esta data com a edição online de dois novos Inventários, através dos quais prossegue a sua missão de tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, valorizando o património arquivístico municipal enquanto fundamento da memória coletiva e individual, como fator da identidade do Município, bem como fonte de investigação científica.

Os inventários agora disponibilizados referem-se aos Fundos do Mosteiro de Santa Maria de Belém e da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém.

A documentação existente nestes Fundos, sobretudo de cariz administrativo e financeiro, complementa a informação constante no Fundo da Junta de Paróquia de Santa Maria de Belém, anteriormente editado e já disponível online e concorre para o conhecimento e estudo de um território que já teve autonomia administrativa e hoje se encontra integrado no concelho de Lisboa. Permite estudar a evolução da organização administrativa do território de Belém, através do conhecimento das Entidades que asseguraram a sua gestão ao longo do tempo.

A Câmara Municipal de Belém, extinta em 1855 e cuja documentação também se encontra à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, está em fase de tratamento arquivístico, prevendo-se a sua divulgação e disponibilização em breve, com a edição do respetivo inventário.  

Nessa altura, completar-se-á a divulgação dos Fundos cujo conteúdo informativo, pela sua complementaridade, permitem estudar e compreender toda a zona da cidade de Lisboa abrangida pelo território de Belém.