Skip to main content

Detalhe

Feira do Livro de Lisboa acolhe lançamento de novas publicações do Arquivo

A 94ª Feira do Livro de Lisboa acolhe o lançamento do livro/brochura "memórias em arquivo" e dos 'Cadernos FormaUrbis LX'

O Auditório Sul da 94ª Feira do Livro de Lisboa recebe no dia 31 de maio, o lançamento de duas novas publicações do Arquivo Municipal de Lisboa: o livro/brochura "memórias em arquivo: o processo de democratização da Câmara Municipal de Lisboa", e dos quatro primeiros cadernos da coleção 'FormaUrbis LX', resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa / Arquivo Municipal, e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa / FormaUrbis LAB.

A coleção "FormaUrbis LX", é constituída por 13 cadernos monográficos que caracterizam doze bairros de Lisboa a partir dos estudos realizados pelo grupo de investigação 'Formaurbis LAB'. Cada caderno é referente a uma zona diferente da cidade (Alfama, Alvalade, Areeiro, Avenidas. Bairro Alto, Baixa, Carmo e Chiado, Chelas, Expo/Parque das Nações, Graça, Olivais Norte e Restelo).
O último caderno será genérico, sobre Lisboa. A coleção será de distribuição gratuita.

Os quatro primeiros cadernos da coleção a serem apresentados são: Alfama, Bairro Alto, Baixa, Carmo e Chiado, e ocorrerá pelas 18:00.

Às 19:00 será lançado o livro/brochura "memórias em arquivo: o processo de democratização da Câmara Municipal de Lisboa", que conta com a presença do arquivista Carlos Guardado da Silva e do arquiteto Ricardo Santos.

Esta publicação aborda o processo revolucionário iniciado a 25 de Abril de 1974, caracterizado pela operacionalização da mudança na organização do Estado, a rutura com as estruturas do regime de ditadura e a reestruturação profunda da sociedade portuguesa.

A brochura integra a coleção "memórias em arquivo" e será de distribuição gratuita.