Skip to main content

Detalhe

Livro 'Jorge Marçal da Silva - A Dimensão Imersiva' já disponível

Publicação sobre fotografia estereoscópica, uma técnica que cria a ilusão da terceira dimensão (3D), já se encontra à venda.

A publicação 'Jorge Marçal da Silva - A Dimensão Imersiva' surge na sequência da exposição homónima, patente ao público no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, desde abril até final de setembro de 2023.

O lançamento do livro marcou o encerramento desta exposição singular, contemplando vários aspetos e reúne, para além dos textos institucionais, um texto de cariz biográfico do autor, escrito por Manuel Mendes Silva (neto de Jorge Marçal da Silva), textos dos curadores, Sofia Castro e Vítor Gens, e do consultor convidado na área da estereoscopia, Victor Flores.

Esta publicação tem também a particularidade de incluir uns óculos e um visor que permitem o visionamento 3D das imagens em anáglifo e estereoscópicas, impressas à escala 1:1. 

A exposição ‘Jorge Marçal da Silva – A Dimensão Imersiva’ apresentou o universo fotográfico do cirurgião e fotógrafo amador, Jorge Marçal da Silva, que trabalhou e viveu em Lisboa e captou entre 1906 e 1927 a cidade, a família, os amigos e as viagens por outras regiões do país. Nela é possível acompanhar o seu olhar, e descobrir o fascinante efeito 3D das fotografias estereoscópicas originais, em suporte vidro, espreitando através de visores históricos e de outras mediações onde estas imagens ganham uma terceira dimensão.

O livro encontra-se à venda nas instalações do Arquivo Municipal de Lisboa e na Loja BLX – Bibliotecas de Lisboa, e estará também disponível na Feira do Livro de Fotografia, que terá lugar entre 24 e 26 de novembro, no Arquivo Fotográfico.

 

A coleção de Jorge Marçal da Silva no Arquivo Fotográfico


A documentação produzida e acumulada entre 1906 e 1927, por Jorge Marçal da Silva, é composta por imagens que contêm um sentido de registo documental meticuloso, no modo como foram captadas, selecionadas, organizadas e descritas pelo próprio autor, em livros de notas.

O conjunto representa o seu universo profissional, nomeadamente, o Hospital de São José (o gabinete do cirurgião do banco, as salas de curativos e de operações e a enfermaria) e o Hospital de D. Estefânia, bem como a representação de alguns casos clínicos.

As imagens registam, também, momentos familiares, de lazer, e as viagens que fazia a vários locais de Portugal e de Espanha (Galiza e Andaluzia), com um interesse especial para temáticas de etnografia (tipos sociais, práticas profissionais), paisagens e arquitetura.

A cidade de Lisboa e as localidades limítrofes (Alcabideche, Loures, Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Sacavém, Sintra, entre outras) encontram-se profusamente representadas. Inclui também livros de notas do autor, com registo dos títulos e das circunstâncias das fotografias que realizou, das condições para fotografar (luz, abertura, velocidade, tempo de exposição) e para revelar (composição de solutos, tempos de revelação, entre outros dados).

Parte da coleção está disponível para visualização na nossa base de dados, onde poderá visualizar os registos associados.