Skip to main content

Detalhe

'No Planeta Onde Vivo' vence Prémio de 'Melhor Trabalho de Fotografia' da SPA

'No Planeta Onde Vivo' de Guilherme Silva, foi um projeto expositivo e publicação, desenvolvidos pelo Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico em 2022, foi agora galardoado com o Prémio Autores 2023 para 'Melhor Trabalho de Fotografia' da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Fotografar é, para mim, um exercício de observação permanente da realidade.
O que mais me fascina é, com um simples olhar, transpor para a película no momento decisivo em que pressiono o disparador, uma fracção de segundo da vida que me rodeia e deixar, no final da minha etapa, alguns pedaços de papel com imagens dos mundos em que vivi.

Guilherme Silva

A exposição de Guilherme Silva 'No Planeta Onde Vivo', reuniu pela primeira vez no Arquivo Fotográfico um vasto conjunto de provas impressas pelo autor, de diferentes épocas e contextos de produção, que revelam não só o seu profícuo percurso como ainda a sua singular linguagem fotográfica. 

Guilherme Silva, dedicou toda a sua vida profissional em exclusivo à fotografia (final dos anos 60 até inícios do século XXI), atividade essa que foi repartida entre o ensino, a foto-reportagem, o trabalho autoral, encomendas e projetos de longa duração. 

As participações nas emblemáticas primeiras edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra (1980 a 1982), uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para o desenvolvimento de trabalho autoral de fotografia (1985), ou a sua participação na exposição Fotoporto (1988), com catálogo editado pela Fundação de Serralves, fazem do seu trabalho uma referência importante na mediação entre a reportagem, o ensaio e o projeto fotográfico.

Foi ainda produzido pelo Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, o documentário "Na memória onde vivo", o qual fez parte da exposição.

Seguiu-se a publicação do livro de fotografia 'No Planeta Onde Vivo', compreende um número superior de imagens e de citações de Guilherme Silva sobre a sua forma de se relacionar com a fotografia e em particular com o ato de fotografar, que não foram apresentadas na exposição que trouxe pela primeira vez ao Arquivo Fotográfico, entre julho e outubro de 2022, o trabalho do fotógrafo.

A publicação vai revelando uma história de vida e de trabalho, de interesses e de referências fotográficas, de exercícios e de práticas, realizadas ao longo de vários anos, no e sobre “o planeta onde vive a fotografar”.

A diversidade de assuntos, situações e momentos que Guilherme Silva viveu, escolheu captar e imprimir, sublinham o seu caracter rigoroso, atento e particular, apresentando instantes fotográficos irrepetíveis, que sempre que possível se encontram organizados de forma cronológica, temática ou serial.

O livro teve a coordenação editorial de Sofia Castro que também coordenou e produziu a exposição, design de Joana Pinheiro e textos de Isabel Corda, coordenadora do Arquivo Fotográfico e de José Oliveira, curador da exposição.

A edição está disponível para venda em todos os equipamentos do Arquivo Municipal e na Loja Blx. Pode também ser consultada nas nossas salas de leitura.

Ver mais sobre a atribuição do prémio


Ficha técnica

Guilherme Silva, No Planeta Onde Vivo
Outubro 2022
Edição bilingue (português/inglês)
272 pp | 285x290mm
Impressão MaiaDouro
ISBN 978-972-8517-67-0