Skip to main content

SKP#1

SKP#1

mulher_paz_natureza

Ondina Pires

PROGRAMA | 25.05.2024
 

17:00 Apresentação da sessão

17:30 Kino Lab _ Mulher e Natureza
Exibição da versão curta da EcoOpera filmada virino kaj naturo#, de Ilda Teresa Castro e Vítor Rua (2024), 30´. virino kaj naturo#_uma ópera ecofeminista e ecomulherista, foca o paralelismo entre a subjugação e manipulação da situação feminina, e o domínio e instrumentalização da Natureza.
Esta versão curta da EcoOpera traça as linhas mestras do Ecofeminismo e do EcoMulherismo. Virino Kaj Naturo, significa Mulher e Natureza, em Esperanto, uma língua criada em 1887 para ser uma língua franca internacional para toda a população mundial. Esperanto, significa, aquela ou aquele que tem esperança.

18:00 Kino Book
Apresentação do livro Ecofeminismos e o ecofeminismo da bruxa — cinema e ecologia, de Ilda Teresa Castro (2023). Conversa entre Ilda Teresa Castro e Vítor Rua, sobre as temáticas que o estruturam e que são convergentes com as deste SKP#1. O Libreto da EcoOpera exibida é baseado no livro de que a autora fará oferta de exemplar à Biblioteca da Videoteca.

18:45 Poíesis Kreative Lab _ Paz_Mulher_Natureza
Laboratório criativo, com a participação de artistas e agentes culturais. Intervenções nos domínios da Palavra; da Criação Visual e Audiovisual; da Criação Sonora e da Performance.
Contributos laboratoriais de Ana Ferrão, Ana Ventura, Alexandre Gonçalves, Flak, Ilsa Dorzac, Jorge Ferraz, José Santos, Ondina Pires, Regina Frank, Teresa Cavalheiro e Vítor Rua.
Participação de Anabela Mayor, Cristina Martins, Gabriela Melo, Isabel Pacheco, Iolanda Batista, Luanda Francine, Lívia Moana, Joana Pinheiro, Helena Neves, Leonor Areal, Marta Melo, Nuno Franco, Fernando Martins, Pedro Temporão, Sofia Campos e Xana.

 

Contributos laboratoriais de


Alexandre Gonçalves — Conto: MALES QUE VÊM POR BEM, de Alexandre Gonçalves.

Ana Ventura — Poesia: EM GAZA, de Julieta Marques Almeida. VIVEM LÁ e SUCH IS THE MATTER, de Ana Ventura.

Flak — Criação Sonora: MOONGLOW, em Guitarra eléctrica processada.

Ilsa Dorzac — Criação Sonora: DIVAGAÇÕES 4, em Sintetizador (excerto).

Jorge Ferraz — Filme: FRANKENSTEIN RE-VISITED V1, de Cellarius Noisy Machinae, 2022, 10´.

ficha técnica
Carlos Miguel Ferreira: imagens 2 D e animação
Jorge Ferraz:co-autoria do argumento, música (composição e execução), filmagens, edição e animação 3D e efeitos especiais.
Ondina Pires: co-autoria do argumento, performance, criação de cenários pintados e de planetas, voz e bonecos infantis.
Vítor Inácio: filmagem, manipulação video (V-J) gravada em tempo real.

José Santos — Poesia:POP POEMA ORIGAMI PROFILÁCTICO. Oferta poética elaborada em papel. Crachás POESIA ABRIL.

Ondina Pires — Palavra/Performance: ONDINAMISMOS 2, Cadavre Exquis em grande rolo de papel, produzido pelos circunstantes sob o tema “Paz, Mulher, Natureza”.

Regina Frank — Vídeo:THE HEART IS PRESENT, de Regina Frank, 2024, 17´. 

Video-reportagem sobre iLAND, a peça que performou em mais que 28 países — em Lisboa no MAAT, no Websummit, no Pavilhão do Conhecimento e no MUHNAC.

Teresa Cavalheiro — Instalação de Artes Visuais: BESTIÁRIO MEDIEVAL.

Vítor Rua — Talk: MULHERES APAGADAS DA HISTÓRIA DA MÚSICA.

Participação de Anabela Mayor, Cristina Martins, Gabriela Melo, Isabel Pacheco, Iolanda Batista, Luanda Francine, Lívia Moana Hennrich, Joana Pinheiro, Helena Neves, Leonor Areal, Marta Melo, Nuno Franco, Fernando Martins (Fotografia), Pedro Temporão, Sofia Campos (Fotografia) e Xana.