Skip to main content

Gonçalo Falcão

Gonçalo Falcão

FORMAÇÃO
Licenciatura em Design na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1992); título de especialista na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (2012); doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2015; classificação máxima de Aprovado com Distinção e Louvor).
Pós-Doc em conclusão.

PRÁTICA PROFISSIONAL
Trabalhou 25 anos como designer de comunicação: ao concluir o curso decidiu unir esforços com dois colegas e formar uma empresa  -  "ideia, designers" – fundada em dezembro de 1992 e encerrada em dezembro de 2017.
O trabalho da empresa foi distinguido em várias ocasiões com estando presente nalgumas exposições de design relevantes (nacionais e internacionais) e em livros (nacionais e internacionais).
Em Janeiro de 2018 iniciou a Mr. Wolf, Design Solutions para contribuir para causas sociais e culturais.

TRABALHO ASSOCIATIVO
Integrou a direção da Associação Portuguesa de Designers entre (1995 a 2003); foi membro da comissão organizadora do Icograda’94 (com Luís Carrôlo, Henrique Cayatte e Gonçalo Freitas); fundou (com Gonçalo Freitas e Marta Pereira) o primeiro boletim regular da APD.


PRÁTICA PEDAGÓGICA
Em 1998 foi convidado para dar aulas no curso de design gráfico do Ar.Co.
Em 2018 foi convidado para apoiar as aulas de doutoramento do professor José Brandão na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; a partir de 2010 iniciou a atividade letiva regular na instituição como convidado e a partir de 2018 integrou os quadros da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

ATIVIDADE MUSICAL
Aluno de guitarra e composição de Vítor Rua, com quem depois colaborou em diversos contextos, frequentou workshops de composição com Louis Andriessen e Salvatore Sciarrino. Lançou dois discos em seu nome, “Load” (AnAnAna) e “Volkswagner” (ed. Autor) e integra algumas compilações.
Teve atividade na rádio como locutor e autor de programas nos anos noventa e mais recentemente na RUC (Rádio Universidade de Coimbra) no programa “Radio Killed The Video Stars” em co-autoria com Paulo Rodrigues dos Santos.

CRÍTICA E REFLEXÃO SOBRE MÚSICA
Desde 1994 que escreve sobre música para diferentes publicações, tendo começado na “Monitor” de Paulo Somsen. Colaborou também com a “All Jazz” e com a “Flirt”, até se fixar na “Jazz.pt”, a única publicação dedicada ao jazz em Portugal, onde é atualmente editor, partilhando essa responsabilidade com António Branco e Nuno Catarino.