Skip to main content

João Peste

João Peste

Biografia

João Peste, depois de passar pelos Ezra Pound e a Loucura, funda Os Pop Dell’Arte no bairro de Campo de Ourique em Lisboa em 1984, tendo João Peste como vocalista, Zé Pedro Moura como guitarrista, Ondina Pires como baterista, Paulo Salgado como baixista e Luís Saraiva como percussionista. Em 1985, gravam no estúdio da Musicorde em Campo de Ourique, uma maqueta com quatro temas, com que concorrem à 2ª edição do concurso de música moderna do Rock Rendez-vous, no qual vencem o prémio de originalidade.

Em 1986 cria a editora Ama Romanta que lança o álbum "Divergências" onde aparecem, além dos Pop Dell’Arte e de uma entrevista ao sociólogo Paquete de Oliveira, nomes como Mler Ife Dada, Croix Sainte, Anamar, Essa Entente, Linha Geral e A Jovem Guarda, entre outros.

A Ama Romanta vai manter-se em intensa atividade até ao início dos anos 90 editando vários discos de enorme importância musicológica de nomes como Mão Morta, Mler Ife Dada, Telectu, Sei Miguel, Anamar, João Peste & o Acidoxi Bordel, Linha Geral, Nuno Canavarro, Pascal Comelade e, obviamente, Pop Dell’Arte. Durante esse período várias capas históricas são assinadas por nomes como Nuno Leonel, Alberto Faria, António Palolo, Vasco Colombo, Mateus Lorena e até mesmo João Peste e Ondina Pires.