Skip to main content

Miss Suzie

Miss Suzie

Biografia

Miss Suzie tem atravessado um vasto percurso artístico. Depois da sua formação profissional na António Arroio e posteriormente na Escola de Circo, começa a sua carreira em 1988 fundando o primeiro grupo de novo circo - teatro em Portugal - Cesta D'Artes, com o qual começa a pisar o palco mas também a desenvolver a arte dos bastidores. É precisamente a vontade de experimentar novos caminhos e conhecer novos artistas que a leva também a um percurso musical com diversos projectos sempre com uma vertente performativa.
Começa por formar em 1989 o grupo de coros As Kotonetes que acompanham a tour dos Afonsinhos do Condado - “Açúcar” encarnando partners extravagantes e mais tarde em 1990 a convite dos Peste e Sida fazem a tour “ Portem-se bem” na pele de freiras atrevidas. Duas décadas mais tarde voltam a subir ao palco com os Peste e Sida num concerto épico na Festa do Avante, que contou com a participação de João Pedro Almendra, Carminho e Fast Eddie Nelson. É ainda em 1990 que integra os Irmãos Catita onde encarna a vedeta sexy até aos dias de hoje e é aí que ganha o alter ego Miss Suzie, o qual passa a usar profissionalmente.
Em 2001 depois de já ter participado em duetos com Manuel João Vieira para os Ena Pá 2000 é convidada a ser uma das Valquirias, lugar que mantém irreverentemente. Pelo meio grava com Manuel João Vieira e o maestro Shegundo Galarza “Triste e Cru” para o album Corações de Atum, um revivalismo ingénuo dos anos 50. Recentemente em 2019 surge o projecto em nome próprio Suzie And The Boys - um cabaret sonoro de blues, swing and rock and roll, recriando em o ambiente dos antigos clubes boémios dos anos 50/60. A banda prepara-se para entrar em estúdio ainda este ano e gravar o seu primeiro album. Em 2021 lança-se na aventura de produzir e programar um festival dedicado ao circuito de clubes - “ The Great Lisbon Club” onde recebeu cerca de 300 artistas em 3 palcos durante 4 dias e com o qual ganhou o prémio dos Iberian Festival awards para melhor hosting. Paralelamente com o seu trabalho em direcção de arte, figurinos, filmes stop motion e video, Miss Suzie ainda colaborou com vários projetos musicais (videoclips, capas de discos, produções fotográficas e cenografia de palco) ) de artistas como Delfins, DaWeasel, Luisa Sobral, Áurea, Budda Power Blues, Zé Pedro, Delfins, Carlão, Pongo, Carolina Deslandes, Black Mamba, Mercado Negro, Lisbon Poetry Orchestra, Clube Makumba entre outros. A representação leva-a a trabalhar com vários encenadores e realizadores. Em bastidores entre tantas aventuras nas áreas da publicidade, eventos e Teatro é no cinema, que assina os figurinos de ''Cabaret Maxime” de Bruno de Almeida, filme com várias nomeações nos prémios Sophia e globos de ouro de 2019, onde também foi atriz e no qual faz um dueto com Selma Uamusse, e ainda “Terra Nova” de Artur Ribeiro em 2019, filme com o qual é nomeada aos prémios Sophia por melhor guarda-roupa em 2022. Há quem lhe chame a “A Miss dos 7 instrumentos”.