Skip to main content

detalhe

Arquivo
Cidadania
Cidade
Fotografia
História
Olisipografia

Manifestações de Liberdade

Exposição coletiva, na qual se conjugam as linguagens artísticas e sociais expressas em manifestações, cartazes e murais, na presença de figuras proeminentes da cultura e nos intervenientes políticos do pós 25 de abril.

18 mai 2024 Data seguinte: 20 mai 2024
Entrada livre

O Arquivo Municipal de Lisboa apresenta a exposição Manifestações de Liberdade integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, através do seu acervo fotográfico e videográfico com o contributo do trabalho dos autores: Álvaro Campeão, Ana Hatherly, António Rafael, António Sampaio Teixeira, Carlos Gil, Ezequiel Silva (filme), Jornal Diário de Notícias, José Couto Nogueira, José Ernesto de Sousa, José Neves Águas, Luis Pavão e Margaret Martins. 

De 1974 a 1980 estão representadas linguagens artísticas e sociais expressas em manifestações e murais, a presença de figuras proeminentes da cultura e intervenientes políticos, provando a proximidade entre a esfera intelectual e a popular.

A vontade de agir tornou-se numa diretiva e a fotografia e o vídeo passaram a integrar o experimentalismo e a livre expressão, rompendo com a linguagem do regime anterior e acolhendo todos os testemunhos que pretendiam inovar e viver em democracia.

O encontro das abordagens autorais apresentadas prova o ambiente de mudança através de manifestações de liberdade, estruturantes para a sociedade contemporânea.
 

Conversas 'Manifestações pela palavra'

Esta exposição é também o mote para as conversas moderadas pelas curadoras com personalidades ligadas às imagens, nomeadamente, autores, familiares de autores, intervenientes no período revolucionário, artistas, escritores, entre outros. Em cada sessão teremos convidados diferentes para contextualizar e enquadrar as imagens em exposição e os filmes em exibição.

27 de abril, 29 de junho, 27 de julho e 24 de agosto - 15:00
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.


Visitas guiadas

  • Para o público em geral, de segunda-feira a sexta-feira.
  • Visitas guiadas com audiodescrição e materiais em alto relevo. Visitas com duração de uma hora que se destinam ao público com deficiência visual (ambliopes e cegos) e para os acompanhantes, no limite de 6 pessoas por visita.

25 maio (sábado) - 11:00 | 25 junho (terça-feira) - 15:00 | 6 julho (sábado) - 11:00 | 6 agosto (sexta-feira) - 15:00
É possível agendamento para outras datas mediante solicitação através de e-mail.

Todas as visitas guiadas são sujeitas a marcação prévia, através do e-mail arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt

ver mais
ver menos
Manifestações de Liberdade-1