Fundos e Coleções
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Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Parque Expo 98, SA
- Datas: 1989-2016
- Código de referência: PT/AMLSB/PAE
- Registo no Catálogo
Documentação produzida entre 1989 e 2016 no âmbito das funções e competências da Parque Expo 98, SA. Inclui documentação relativa ao processo de desenvolvimento da Expo 98, nomeadamente, a candidatura, a preparação e a toda a operação, bem como a posterior gestão do território, para o projeto urbano da zona de intervenção e o respetivo plano de urbanização e ainda um conjunto de registos audiovisuais e multimédia, que retratam diversas atividades associadas a este evento.
Tendo adquirido competências posteriores, no âmbito da gestão do Programa Polis e da participação portuguesa em exposições internacionais, encontra-se também, neste conjunto documental, documentação gráfica, videográfica e promocional referente aos projetos de reabilitação urbana de várias cidades do país, assim como à participação portuguesa nas exposições internacionais de Shanghai, Zaragoza e Istanbul.
Contém igualmente documentação fotográfica produzida pelo gabinete de fotografia, criado para realizar o registo fotográfico das diversas atividades inerentes ao desenvolvimento do projeto da Expo 98, entre 1993 e 2003, ou seja, desde a fase da desocupação das anteriores atividades existentes em toda aquela área, até ao desmantelamento da Exposição Internacional de Lisboa.
De entre a multiplicidade de temas, pelos quais este conjunto está organizado, encontram-se imagens das empresas petrolíferas, das acessibilidades, das áreas internacionais norte e sul da exposição, dos pavilhões temáticos, dos eventos, da arte e mobiliário urbano, dos espaços verdes, bem como imagens aéreas com a evolução dos trabalhos na zona de intervenção, entre outras. Integra ainda documentação produzida entre 2008 e 2012, pela Geurbana, SA, entidade pertencente à Parque Expo 98, SA, responsável pela gestão urbana integrada do Parque das Nações, contendo processos de diversos tipos de licenciamento, referentes às especialidades técnicas das construções, na área urbana da zona de intervenção.
A documentação foi entregue à Câmara Municipal de Lisboa de forma faseada, em diferentes períodos cronológicos. Em 2003, foi enviada a documentação fotográfica produzida pelo gabinete de fotografia da Parque Expo 98, SA, a partir de um protocolo assinado entre esta entidade e o município de Lisboa.
Em 2013, foi incorporada a documentação produzida no âmbito da atividade da Geurbana, SA, na sequência da sua extinção e da transferência das suas competências para a Câmara Municipal de Lisboa. Em novembro 2016, no seguimento da extinção da Parque Expo 98, SA, foi enviada a restante documentação produzida por esta entidade, no desenvolvimento das suas funções e competências.
Em 2016 foi entregue o último conjunto documental à guarda das seguintes entidades municipais, e de acordo com o tipo de documentação: o Arquivo Municipal de Lisboa acolheu a documentação de arquivo, o Centro de Informação Urbana de Lisboa recebeu a documentação bibliográfica e o Museu de Lisboa admitiu a documentação cartográfica.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.