Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Athouguia, Ruy Jervis d’
- Datas: 1945-1990
- Código de referência: PT/AMLSB/RJA
- Registo no Catálogo
Documentação produzida e acumulada entre 1945 e 1990 no âmbito da atividade exercida por Rui Jervis de Atouguia no domínio da arquitetura de cariz público e privado.
Reflete o trajeto profissional do arquiteto, compreendendo projetos para edificado de uso diverso (urbanístico, habitacional, espaços verdes, saúde, comercial, industrial, turístico, lazer e recreio, cultural, ensino, religioso, desportivo e utilização pública). Contempla diversas tipologias arquitetónicas (moradias, prédios, bairros económicos, jardins, bares, supermercados, estaleiros navais, centros comerciais e cívicos, postos clínicos, hotéis, pousadas, aldeamentos turísticos, bancos, postos de correios, telégrafos, telefones, quartéis da GNR, escolas, liceus, residências de estudantes, museus, centros de congressos e culturais, clubes navais e hipódromos). O conjunto de propostas arquitetónicas e soluções urbanísticas, que espelham acentuadamente a estética modernista, reúne composições com particular incidência no distrito de Lisboa.
A documentação encontrava-se originariamente no atelier do arquiteto Rui Jervis de Atouguia, que funcionava num palácio do século XVIII, em Lisboa, na rua de São Pedro de Alcântara. O acervo foi cedido, pelo autor dos projetos, à Câmara Municipal de Lisboa em junho de 2000. Encontra-se atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, que o detém em regime de depósito.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.