Fundos e Coleções
Fundos e Coleções
Arquivos Institucionais e Arquivos Particulares
- Monteiro, José Luiz
- Datas: 1859-1942
- Código de referência: PT/AMLSB/JLM
- Registo no Catálogo
Documentação produzida e acumulada entre 1859 e 1942 no âmbito da atividade exercida por José Luís Monteiro. Reflete o percurso pessoal, académico e profissional do arquiteto e reúne informação relacionada com arquitetura civil, arquitetura religiosa, composições ornamentais, estatuária, escultura, iconografia e representação figurativa. É constituída por tipologias diversas, como estudos, desenhos, projetos, diplomas, retratos, recortes de imprensa. Integra, ainda, medalhas, retratos, fotografias e gravuras.
A documentação foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa a Maria Joana Monteiro Loureiro, neta de José Luís Monteiro, em 1993.
O conjunto documental encontra-se incompleto, uma vez que muitos documentos estão dispersos por outras instituições e na posse de terceiros. Houve uma tentativa de doação à Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1943, processo que não chegou a ser concretizado, tendo o acervo sido devolvido à família, em 1945, de forma desorganizada e com peças em falta.
Atualmente, encontra-se à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, que o detém, em regime jurídico de usufruto e de propriedade.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem como missão recolher, guardar, tratar, preservar e divulgar a documentação relativa à memória da cidade, bem como promover a gestão integrada da informação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.
Tratando-se do arquivo da cidade capital de Portugal, constitui um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa (quer de instituições quer de particulares), contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.