Detalhe
Portugal aflito e conturbado pello terramoto do anno de 1755
Publicação editada por ocasião das comemorações dos 250 anos do terramoto de Lisboa, com coordenação científica da José Subtil e textos de Adelaide Brochado, José Subtil, Maria Cecília Cameira e Sara Loureiro.
Apresenta numa primeira parte a transcrição e imagens do códice "Portugal Aflito e Contrubado pello Terramoto do anno de 1755", sob custódia do Arquivo Municipal de Lisboa, na segunda parte a Corte e o Governo de D. João V, a Herança e a Mudança Política de D. José, as Repercurssões Políticas do Terramoto. Na terceira parte faz uma breve síntese dos principais conteúdos abordados pelo manuscrito. Na quarta parte encerra com um Guia Bibliográfico e de Fontes.
«O manuscrito Portugal Aflito e Conturbado pello Terramoto do anno de 1755 foi escrito, em Lisboa, por um religioso que viveu os momentos angustiantes do terramoto. O autor do manuscrito é anónimo e a proveniência do documento é desconhecida. A redacção foi iniciada no princípio do ano de 1759 e terminada em Dezembro de 1761, embora o autor tivesse a intenção de a começar no mês de Fevereiro de 1756 o que não conseguiu, por motivos de doença: "Escrito em Lisboa no anno de 1759 e oferecido a Virgem Senhora Nossa Comçeipção, por um indigno devoto seu". É portanto, um testemunho de quem presenciou e viveu a tragédia, condicionado pelo pavor sentido durante a destruição da cidade.»
Sara Loureiro
À venda nas salas de leitura do Arquivo Fotográfico e do Arquivo Geral e Histórico e na Livraria Lisboa Cultura.

