Skip to main content

Cromos biográficos

Cromos biográficos

  • D. Maria I
  • Datas: 1734-1816

Filha de D. José I e de D. Mariana Vitória, Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana, foi a primeira mulher a ocupar o trono de Portugal. Nascida no Paço da Ribeira, em Lisboa, a 17 de dezembro de 1734, a rainha D. Maria I reinou em Portugal de 1777 até ao início de 1792, altura em que se agravou o estado de loucura que a afastou do poder. 

Casou em 1760 com o seu tio paterno, o rei consorte D. Pedro III, com quem partilhava a religiosidade, caridade e afeto mútuo. A rainha assumiu plenamente o papel de mãe dos seis filhos desta união, cuidando da sua educação. Apenas um deles sobreviveria durante muitos anos e viria a ser o futuro rei D. João VI. 

A rainha D. Maria I governou numa época de transformações na cultura, na sociedade e na política, trazidas por ventos revolucionários chegados sobretudo dos Estados Unidos da América e de França. Internamente sofreu a pressão de algumas famílias nobres e de eclesiásticos perseguidos pelo Marquês de Pombal no reinado de seu pai D. José (que queriam ver restituídas as suas casas, honras e bens) e assistiu ao despontar de uma opinião pública autónoma e crítica. 

Soberana atenta, inteligente e caridosa, procurou a paz entre as nações, a instrução, a ciência e apoiou os mais desfavorecidos, mas sofreu hesitações, dúvidas e escrúpulos. O peso enorme do governo e as fortes pressões a que foi sujeita desde muito nova provocaram um quadro de grave doença mental, manifestada a partir do final de 1791 e mantida em segredo até ter sido considerada incapaz no inverno de 1792. 

Morreu em 1816 no Brasil. O seu corpo regressou a Portugal com D. João VI em 1821 e foi sepultado na Basílica da Estrela.


Bibliografia

RAMOS, Luís de Oliveira – D. Maria I. Rio de Mouro: Círculo de Leitores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Coleção ‘Reis de Portugal’, 2007.

Voltar à lista