Cromos biográficos
Cromos biográficos
- José de Mascarenhas da Silva e Lencastre
- Datas: 1708-1759
8º Duque de Aveiro, nasceu em Lisboa em 1708 e morreu a 13 de janeiro de 1759, em circunstâncias dramáticas. Juntamente com outros nobres e grandes do reino, D. José de Mascarenhas não gostava da influência que Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido como Marquês de Pombal, exercia junto do rei D. José I, tornando-se assim num dos adversários políticos da casa real e do governo deste período.
Na noite de 3 de setembro de 1758 ocorreu um misterioso episódio de que resultaram uns leves ferimentos no rei, quando este regressava de casa de sua amante (parente do 8º duque). Este foi acusado de estar envolvido no que foi considerado um atentado contra o rei; foi preso com outros possíveis envolvidos, condenado e executado logo no dia seguinte, com rituais de crueldade nunca vistos em Portugal.
Neste processo, que ficou conhecido como o processo dos Távoras, os títulos de duque de Aveiro e marquês de Távora foram extintos para sempre, confiscados todos os seus bens, as casas de residência demolidas e o terreno salgado para que nada crescesse nele.
Bibliografia
José de Mascarenhas da Silva e Lencastre in wikipédia. Consultado a 23 de junho de 2020.