Cromos biográficos
Cromos biográficos
- D. Sebastião
- Datas: 1554-1578
Nasceu em Lisboa em 20 de janeiro de 1554, filho do príncipe D. João (único sobrevivente dos nove filhos de D. João III) e de D. Joana, filha de Carlos V, rei de Espanha e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Nascido poucos dias depois da morte do pai, o infante foi deixado ao cuidado dos avós paternos desde os 4 meses (o rei D. João III e Catarina de Áustria) quando a sua mãe foi chamada à regência de Castela.
Aclamado rei de Portugal à data da morte do avô, em 1557, com apenas 3 anos de idade, o governo ficou a cargo da avó D. Catarina e do tio avô Cardeal D. Henrique.
Em 1568, no dia do seu 14º aniversário, D. Sebastião tomou posse do governo de Portugal. Características de personalidade ou educação, a presunção e ostensiva vaidade, levam-no a gabar-se de tomar sempre as decisões acertadas indo contra a maioria dos pareceres que solicita.
O seu curto reinado ficou marcado por tensões emocionais e políticas que não soube ultrapassar, apesar das importantes reformas legislativas e administrativas no reino e no império. O carácter voluntarioso e obstinadamente determinado de D. Sebastião revela-se no seu investimento emocional e obsessivo no reforço de posições cristãs no norte de África, que culminou numa batalha cujo desfecho traumático em 4 de agosto de 1578, às portas de Alcácer-Quibir, precipitou Portugal numa crise sucessória que iria culminar na perda da independência.
Bibliografia
CRUZ, Maria Augusta Lima – D. Sebastião. Rio de Mouro: Círculo de Leitores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Coleção ‘Reis de Portugal’, 2006.