Cromos biográficos
Cromos biográficos
- António de Sousa de Meneses
- Datas: ?-1683/1687
Filho de Francisco de Sousa de Meneses e de D. Antónia de Noronha, foi fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo, entre outros títulos. Em 1635 foi para o Brasil, onde perdeu o braço direito em combate com os holandeses junto da ilha de Itamaracá.
De regresso a Portugal, desempenhou vários cargos militares e substituiu o braço que perdera por um de prata, o que deu origem à alcunha ‘braço de prata’ por que ficou conhecido.
Esteve em missão na Índia em 1655 e voltou ao Brasil, onde desempenhou os cargos de governador e capitão general e faleceu entre 1683 e 1687.
A 13 de novembro de 1594 recebeu por doação de seu pai uma quinta na freguesia de Nossa Senhora dos Olivais, que veio a ser conhecida como a Quinta do Braço de Prata e deu origem ao topónimo pelo qual ainda hoje se designa esta zona oriental de Lisboa. Morrendo sem descendência, deixou a quinta e um palácio que possuía em Santa Apolónia ao sobrinho Aires de Sousa de Castro.
Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (Dir.) – Dicionário da História de Lisboa. Lisboa: Carlos Quintas & Associados – Consultores, Lda., 1994