Skip to main content

Cromos biográficos

Cromos biográficos

  • Amália Rodrigues
  • Datas: 1920-1999

Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu em Lisboa no mês de julho de 1920. Abandonou os estudos após a instrução primária, para trabalhar e ajudar no sustento familiar. Foi aprendiza de costureira, de bordadeira e operária de uma fábrica de chocolates e rebuçados. Também vendeu fruta pelas ruas do cais de Alcântara. 

Desde muito cedo mostrou gosto por cantar e, em 1935, foi escolhida para cantar o "Fado Alcântara" nos festejos dos Santos Populares, acompanhando a marcha do seu bairro. Em 1939 faz a sua estreia profissional, e a partir daí canta regularmente em várias casas de fado, ganhando valores nunca antes pagos a um fadista. Ao longo dos anos 40 também atua no teatro de revista e entre os anos 50 e 60 participa em vários filmes de cinema. 

Amália introduziu algumas inovações no mundo do fado, por exemplo usando sempre vestidos e xailes negros, posicionando-se à frente dos guitarristas (tradicionalmente os fadistas ficavam atrás) e interessando-se por poesia como letra dos fados. Ela própria também escreveu alguns poemas. 

Até se retirar em 1994, Amália teve uma carreira repleta de êxitos com digressões artísticas e enormes sucessos em casas de espetáculo um pouco por todo o mundo. Morreu em Lisboa em 6 de outubro de 1999, permanecendo uma figura incontornável da história do fado.


Bibliografia

Amália Rodrigues, Museu do Fado [em linha]. Consultado em 2020-11-06

Voltar à lista