Cromos biográficos
Cromos biográficos
- Garcia de Orta
- Datas: 15-- - 1580
Médico e naturalista português, nasceu em Castelo de Vide por volta de 1500, numa família de ascendência judaica. Estudou Filosofia Natural, Medicina e Botânica.
Em 1534, temendo a Inquisição, partiu para a Índia e instalou-se em Goa onde exerceu medicina e foi comerciante de pedras preciosas e de drogas (especiarias e ingredientes medicinais).
O seu livro "Colóquio dos simples e das drogas e coisas medicinais da Índia" descreve a origem e as propriedades terapêuticas de plantas exóticas e de drogas orientais, um dos maiores contributos de Portugal para o espírito científico e experimental do Renascimento, que revolucionou o conhecimento na Europa, tradicionalmente apoiado na sabedoria popular.
Faleceu em 1568 em Goa. Garcia de Orta nunca teve problemas com a Inquisição durante a sua vida, mas após a sua morte a sua família foi perseguida e ele acabou até por ser condenado por judaísmo pelo Tribunal do Santo Ofício em 1580.
Bibliografia
LISBOA, Eugénio (coord.). (1991). Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. 1, Mem Martins, Instituto Português do Livro e da Leitura (org.), Publicações Europa-América
Garcia de Horta in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consultado em 2020-11-23]
Grandes Portugueses, Garcia de Orta, o primeiro farmacologista [em linha]. RTP Ensina