Cromos biográficos
Cromos biográficos
- Marquês de Pombal
- Datas: 1699-1782
Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo) nasceu em Lisboa a 13 de maio de 1699 e faleceu em 1782, em Pombal.
Em 1750, com a subida ao trono de D. José, foi nomeado secretário de Estado do Reino. Em 1755, com a sua grande energia e determinação, tomou as medidas necessárias para resolver os problemas do reino relacionados com o terramoto de 1755. Em 1759, recebeu o título de conde de Oeiras e, em 1769, o de marquês de Pombal.
Empenhou-se fortemente no reforço do poder régio, diminuindo o poder de algumas casas nobres e expulsando e confiscando os bens da Companhia de Jesus.
Neste período operaram-se inúmeras reformas: no ensino, na administração, nas finanças e no sistema militar.
Como secretário de Estado do Reino terá cometido vários abusos de poder, gerando muitos inimigos. Após o falecimento de D. José I, a oposição ao marquês tornou-se muito ativa e D. Maria I, filha do rei, mandou realizar um inquérito aos seus atos. É o próprio marquês que se defende em julgamento e atribui a responsabilidade desses crimes ao rei D. José I. Como já tinha 80 anos, apenas foi condenado a viver afastado de Lisboa.
Bibliografia
Serrão, Joel, Dicionário de História de Portugal, Vol. V, Porto, Livraria Figueirinhas, 1989.